RÁDIO NOVA XUCURU - AO VIVO

VOCÊ FAZ O SUCESSO

VOCÊ FAZ O SUCESSO

BAIXE O APLICATIVO RADIOSNET E OUÇA A NOVA XUCURU EM TODO LUGAR; CLIQUE NA FOTO ABAIXO E SAIBA MAIS

quinta-feira, 21 de julho de 2011

Um Pouco da História de XUCURU

Foto: Divulgação

Xucuru é conhecido como a terra das rendas, antigamente chamado de Aldeia Velha, com uma população de aproximadamente 5.600 habitantes com sua sede a Noroeste da cidade de Belo Jardim a uma distância de 18 Km. Nos registros históricos consta que em 1896 chegou em Aldeia Velha o Sr. José Inhó de Oliveira, conhecido como Zumba Inô, casado com Maria Abina dos Anjos, tecedora de rede, cobertores, renascença e labirinto.

A primeira feira foi realizada em fevereiro de 1898 houve uma briga na feira de Genipapo e resolveram procurar novo local para a feira. Uns queriam no Juá, outros no Tambor.O Sr. Zumba Inô chamou o povo para um entendimento e ficar decidido ser em Aldeia Velha. Em 17 de abril de 1898 houve a 8ª feira, um cidadão trouxe a metade de um bode e amarrou em uma catingueira a tarde botou-a no saco e levou pra casa, não vendeu nada. O local dessa catingueira é hoje a casa do ex-vereador Diniz Soares. 


A capela tem sinais evidentes de reforma. O santo padroeiro é São Manoel da Paciência, a imagem foi feita pelo mestre Thofio. O sino chegou em 15 de março de 1907 e foi batizado pelo padre José Amâncio com o nome de Jerônimo, os padrinhos foram o Sr. José Onório de Lima e Virtuosa Maria das Virgens. Conta-se que a capela era muito pequena, o sino ficava embaixo de uma casinha coberta de zinco fora da igreja. A festa do Padroeiro é em 17 de junho, mas é comemorada tradicionalmente em outubro, já a praça central recebeu o nome de José Justino de Oliveira e foi fundada em 1986.


Tem como fundadores da vila os Srs. Manoel Dias Bernardo, Honorato, Joaquim José Pereira e Luiza. A primeira professora foi a Sra. Luiza Leopoldina Lopes, que foi homenageada sendo colocado o seu nome na escola do distrito. O artesanato em destaque é a renascença e o labirinto vendido na região e também exportado.


Pesquisa: Jota Isaias - Blog de Xucuru


Fonte: Blog Belo Jardim

Comente com o Facebook:

2 comentários:

muito bom agente saber um pouco de nossas raizes.parabéns

Por que a praça chama José Justino de Oliveira? Quem foi este homenageado? Esse era o nome do meu avô e ele era de Belo Jardim.

Postar um comentário

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More