RÁDIO NOVA XUCURU - AO VIVO

VOCÊ FAZ O SUCESSO

VOCÊ FAZ O SUCESSO

BAIXE O APLICATIVO RADIOSNET E OUÇA A NOVA XUCURU EM TODO LUGAR; CLIQUE NA FOTO ABAIXO E SAIBA MAIS

quarta-feira, 13 de junho de 2012

EM CARUARU, PÉ DE MOLEQUE DE 2 TONELADAS SERÁ SERVIDO NA SEXTA-FEIRA

Dona Maria do Bolo comanda preparo do doce há
15 anos (Foto: Thomás Alves / TV Asa Branca
Iguaria de 15m de comprimento está em preparação e perto de ficar pronta. Dona Maria do Bolo, responsável pelo doce, conta como a história surgiu.


Em Caruaru, a família de 'dona Maria do Bolo', como é conhecida a responsável pelo maior pé de moleque do mundo, está finalizando os preparativos para a festa. Em sua 15ª edição, a iguaria mede 15 metros e pesa cerca de duas toneladas. "Esse moleque é grande, veja só o pé dele. Não tem sandália que caiba", brinca a cozinheira. A distribuição será na próxima sexta-feira (15) e faz parte da programação oficial do São João da cidade, que fica no Agreste de Pernambuco.

Para preparar o bolo gigante são necessários os seguintes ingredientes: 800 kg de mandioca; 300 kg de açúcar; 250 kg de margarina; 15kg de cravo; 15 kg de canela; 15 kg de erva-doce; 3 mil ovos; 40kg doce de goiabada; 80 kg de castanha e 60 kg de coco ralado. A massa é separada em 60 formas que, juntas, formam o pé-de-moleque gigante. A dois dias do evento, o preparo está adiantado: faltam apenas algumas formas serem preenchidas.

O preparo da massa do pé de moleque gigante é básico, porém trabalhoso, por causa do tamanho. O consultor gastronômico Wilson Silva, que ajuda na confecção da iguaria, explica que os primeiros ingredientes para a base da massa são açúcar, margarina, leite e ovos, como qualquer outro bolo. "Em seguida, é só bater até emulsificar. Depois adiciona-se a massa de mandioca. A partir daí, a criatividade pode correr solta. No caso do nosso pé-de-moleque, usamos um xarope à base de cravo, erva-doce e canela. Usamos também a castanha na massa, que passa 2h30 no forno", explicou.

Depois, as formas são levadas para um depósito nos fundos da casa de dona Maria. Elas ficam cobertas por um plástico até a sexta-feira. As peças são numeradas e formam um imenso quebra-cabeça, com a forma de um pé. Perguntada se o resultado compensa tanto trabalho, ela não hesita. "É muito esforço, mas é tudo muito prazeroso. Eu gosto de reunir minha família e a rua inteira. Eu tenho problemas de saúde e acabei sofrendo um enfarto em 2009. Mas, nem assim, eu paro de fazer o que gosto", disse.

A história do pé de moleque gigante começou de forma inusitada. "Durante o São João, minha filha queria ir para o Pátio de Eventos [principal ponto junino de Caruaru] e eu não deixava, porque sempre tive muito cuidado. Então, ela disse que iria arrumar um jeito de a festa vir até ela. Foi aí que minha filha se juntou com amigos e decidiu começar com o pé-de-moleque gigante. Ele começou pequenininho, com 3 metros. Era o pé de um gigante recém-nascido. Com o passar do tempo, tudo foi dando certo, apesar da dificuldade de arrumar patrocínio, e o 'moleque' hoje tem 15 anos", lembra dona Maria do Bolo.

Oito pessoas ajudam na confecção. Entre elas, a estudante Francily Vitória, de 11 anos. "Já faz um tempinho que eu ajudo na preparação. Eu comecei meio afastada, mas hoje trabalho bastante na cozinha. No fim, a recompensa é ótima. Me sinto responsável pela alegria de outras pessoas", diz a menina.

A distribuição será na sexta-feira (15), a partir das 18h, no bairro das Rendeiras. O público, além de provar a guloseima, será animado pelo show artistas caruaruenses Valdir Santos e Ivison Santos.

Comidas gigantes
As iguarias tamanho extra-grande são parte dos festejos juninos de Caruaru. A Associação das Comidas Gigantes fez uma programação diversificada, com destaque para o maior cuscuz do mundo, maior bolo de milho e maior pamonha. As festas das comidas acontecem em diferentes pontos da cidade. O calendário começou no dia 2 deste mês, com a abertura do São João, e termina no dia 1 de julho, com o maior xerém do mundo.

Informações: G1 PE

Comente com o Facebook:

0 comentários:

Postar um comentário

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More