RÁDIO NOVA XUCURU - AO VIVO

VOCÊ FAZ O SUCESSO

VOCÊ FAZ O SUCESSO

BAIXE O APLICATIVO RADIOSNET E OUÇA A NOVA XUCURU EM TODO LUGAR; CLIQUE NA FOTO ABAIXO E SAIBA MAIS

segunda-feira, 18 de junho de 2012

ENSINO MÉDIO É O DESAFIO DA EDUCAÇÃO MUNDIAL, DIZ ESPECIALISTA DE PE

Marcos Magalhães participa de um jantar-debate nesta segunda. Dirigir uma escola é como dirigir uma empresa na visão de Magalhães.

Para se conseguir uma vaga nas universidades, o estudante precisa passar por várias etapas da educação escolar. Por isso, desde cedo, os pais devem se preocupar com a qualidade do ensino para seus filhos, seja na rede pública ou particular. Nesta segunda-feira (18), o  presidente do Instituto de Co-Responsabilidade pela Educação de Pernambuco (ICE) e especialista no assunto, Marcos Magalhães, participa de um jantar-debate que vai discutir com empresários medidas para a melhoria da qualidade da educação pública, visando o desenvolvimento dos negócios do estado.

Para Magalhães, o ensino médio é o grande desafio mundial quando se fala em educação básica. “Nós precisamos preparar os jovens para o novo mundo, o que chamamos de 'desafio do século XXI'. No Brasil, estamos bastante atrasados em relação a esse processo, no que diz respeito ao tipo de escola, o que nós oferecemos, o que o mercado demanda, e o modo como preparamos os jovens para encarar esse desafio”, disse.

Na visão do Instituto de Co-Responsabilidade pela Educação de Pernambuco, a educação deve seguir um modelo que se apoia em três pilares. “O primeiro é uma formação acadêmica de qualidade, onde o jovem precisa aprender todos os conteúdos; o segundo pilar diz respeito à preparação do jovem através de uma projeto de vida, ou seja, ele precisa se direcionar, ser orientado, para que possa, nesses três anos do ensino médio, caminhar para o que pretende ser no futuro. A terceira vertente é preparar para o mundo do trabalho, ou seja, as competências necessária para enfrentar o mercado”, comentou Marcos Magalhães.

Para o funcionamento de uma educação eficiente, as unidades de ensino também devem ser estruturadas para os estudantes. A formação dos professores que, além do conhecimento técnico, devem ter capacidade para transmitir os conteúdos, e a qualificação dos diretores, são consideradas essenciais. “O cargo de diretor é um dos mais complexos que conheço. Ele trabalha com diversas variáveis. Tem que cuidar dos professores, alunos, pais, da administração, das demandas da comunidade, do sindicato. Dirigir uma escola é como dirigir uma grande empresa”, falou Magalhães.

O debate desta segunda, que reúne um grupo de empresários de Pernambuco, acontece no JCPM Trade Center, no bairro do Pina, Zona Sul do Recife. O evento começa às 19h30, com o credenciamento dos convidados. O debate tem início a partir das 21h.

Informações: G1 PE

Comente com o Facebook:

0 comentários:

Postar um comentário

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More