RÁDIO NOVA XUCURU - AO VIVO

VOCÊ FAZ O SUCESSO

VOCÊ FAZ O SUCESSO

BAIXE O APLICATIVO RADIOSNET E OUÇA A NOVA XUCURU EM TODO LUGAR; CLIQUE NA FOTO ABAIXO E SAIBA MAIS

quarta-feira, 13 de junho de 2012

SAÚDE É BOM SABER!

Frutas e vegetais podem ajudar a largar o tabagismo, diz estudo

Pessoas que querem parar de fumar têm uma probabilidade maior de ser bem sucedidas se aumentarem a ingestão de frutas e vegetais, aponta um estudo publicado no periódico Nicotine and Tobacco Research. Os pesquisadores, da University at Buffalo, nos Estados Unidos, também descobriram que uma dieta equilibrada ajuda a pessoa que fuma a permanecer mais tempo longe do cigarro.

A descoberta foi feita após entrevistas telefônicas com mais de mil fumantes. Todos os participantes tinham, pelo menos, 25 anos. Eles receberam uma segunda ligação 14 meses após o primeiro contato e para fornecerem informações sobre o número de cigarros que haviam fumado e sobre a sua dieta.

Os resultados mostraram que fumantes que comiam mais frutas e legumes apresentaram uma probabilidade três vezes maior de ter ficado sem cigarro nos últimos 30 dias do que aqueles que não consumiam esses alimentos. A premissa se mostrou verdadeira mesmo após levar em conta a idade, o sexo, a etnia e a educação dos tabagistas. Além disso, uma dieta balanceada foi associada a uma demora maior de ter necessidade de acender o primeiro cigarro do dia.

Uma das explicações para essa relação pode ser o fato de frutas e vegetais piorarem o sabor do cigarro. Para os estudiosos, essas conclusões são duplamente benéficas, uma vez que ajudam a abandonar o tabagismo ao mesmo tempo em que incentivam a adoção de uma dieta saudável.

Cinco dicas implacáveis para você parar de fumar

A nicotina não cria apenas dependência química no fumante, mas também dependência psicológica, já que se torna uma válvula de escape para a ansiedade. "Segurar o cigarro entre os dedos, levá-lo à boca e até combiná-lo com uma xícara de café se tornam parte do dia a dia e abandonar esses trejeitos pode ser bem difícil", afirma a psicóloga Maria Teresa Cruz Lourenço, coordenadora do grupo de apoio ao tabagista do Hospital do Câncer. Ela e outros especialistas sugerem sete truques para enganar a vontade de fumar na fase em que ainda é difícil abandonar as tragadas.

1. Evite locais com muitos fumantes
"Ficar próximo à tentação nos primeiros dias sem cigarro pode ser muito difícil", afirma a psicóloga Laura de Hollanda Batitucci Campos, das Clínicas Oncológicas Integradas (COI). Ela sugere ainda evitar consumir bebidas alcoólicas, já que beber está intimamente ligado ao hábito de fumar. "Com o tempo fica mais fácil conviver com outros fumantes", diz.

2. Quebre a rotina
Para grande parte dos tabagistas, fumar é parte de uma rotina. Alguns fumam logo ao acordar enquanto tomam uma xícara de café. Outros, infalivelmente, depois do almoço. Por isso, para enganar a vontade de fumar, é fundamental quebrar esses hábitos.

3. Concentre-se em outra atividade
"Nos primeiros dias longe do cigarro, o ex-fumante tem picos de vontade extremamente perigosos, mas que duram apenas alguns minutos", afirma Laura. Nesses momentos, a melhor saída é se distrair com alguma atividade que exija concentração e que, de preferência, mantenha boca e mãos ocupadas. Quando sentir que está passando por um desses picos, levante e vá escovar os dentes, beba um copo de água ou mastigue alguma coisa.

4. Busque apoio da família e de amigos
Tentar envolver amigos e familiares na luta contra o tabagismo pode tornar a tarefa de abandonar o cigarro muito mais fácil. "Com mais aliados nessa luta, todos ficam mais motivados e não há a tentação de conviver tão de perto com alguém que fuma e não tem objetivo de parar", afirma Laura.

5. Não desenvolva outro vício
De acordo com a psicóloga Maria Teresa, o cigarro funciona como uma válvula de escape da ansiedade para a maioria dos fumantes. Por isso, parar de fumar é resolver apenas parte do problema. "A ansiedade ainda precisa ser extravasada de alguma maneira e o perigo é o ex-fumante investir em hábitos pouco saudáveis para isso, como consumir alimentos altamente calóricos". O apoio de uma nutricionista pode ajudar a vencer esse obstáculo, tornando o combate ao vício menos penoso.

Informações: MINHA VIDA

Comente com o Facebook:

0 comentários:

Postar um comentário

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More