RÁDIO NOVA XUCURU - AO VIVO

VOCÊ FAZ O SUCESSO

VOCÊ FAZ O SUCESSO

BAIXE O APLICATIVO RADIOSNET E OUÇA A NOVA XUCURU EM TODO LUGAR; CLIQUE NA FOTO ABAIXO E SAIBA MAIS

terça-feira, 12 de junho de 2012

SELO PROCEL ORIENTA O CONSUMIDOR NA HORA COMPRA DE ELETRODOMÉSTICOS

Eficiência energética reduz o valor das contas e beneficia o meio ambiente

Quais os eletrodomésticos que consomem mais energia? Equipamentos desligados apenas no controle remoto consomem muito? Por que é preciso tirar os eletrônicos da tomada quando não estão ligados? Qual a diferença entre um aparelho com Selo Procel e outro sem? Muitas pessoas se fazem essas perguntas e não imaginam a quantidade de energia que gastam apenas por deixarem a televisão ligada na tomada.

“O consumo de energia elétrica pelos equipamentos depende muito dos hábitos de uso de cada pessoa”, afirma Emerson Salvador, gerente da Divisão de Eficiência Energética na Oferta da Eletrobrás. Dentre esses aparelhos, destacam-se o chuveiro elétrico, que precisa ter o consumo mais controlado no inverno, e o ar condicionado, no verão.

O Selo Procel de Economia de Energia, ou simplesmente Selo Procel, é um certificado concedido pelo Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel), coordenado pelo Ministério de Minas e Energia e Eletrobrás, que tem como objetivo orientar o consumidor no ato da compra. Através dele é possível saber quais são os produtos que apresentam os melhores níveis de eficiência energética dentro de cada categoria, o que acarreta em economia no consumo e na hora de pagar a conta.

E quando se fala em economizar, pequenos hábitos como o de desligar a televisão no próprio aparelho, podem fazer grande diferença, uma vez que equipamentos no modo de espera (stand by) – que são desligados apenas por controle remoto -, podem apresentar um consumo considerável. “O stand by é uma energia que, às vezes, as pessoas nem sabem que estão gastando”, observa Salvador. Uma televisão sem o Selo Procel, por exemplo, pode consumir até 10 Watts (W) no modo de espera, enquanto que a que o tem pode consumir no máximo até 1W. “10W é quase a energia consumida por uma lâmpada fluorescente compacta – também chamada lâmpada eletrônica”, explica o gerente.

Por conta disso, é importante que o eletrodoméstico seja desligado pelo botão ou retirado da tomada quando não há previsão de uso imediato. Salvador afirma que nos últimos anos a Eletrobrás Procel vem incentivando a redução do consumo dos aparelhos stand by. “Como é o caso das televisões, que diminuíram significativamente", ressalta.

Em média, equipamentos com Selo Procel Eletrobrás de Economia de Energia – como geladeiras, ar condicionado, lâmpadas, ventiladores de teto e freezers - consomem entre 10 e 15% menos de energia que os outros. Os critérios atualmente em vigor para a concessão do selo são os seguintes:

• O fabricante ou importador deve concordar com os termos previstos no Regulamento para a concessão do Selo Procel Eletrobrás;
• Deve dispor toda a linha de produtos da empresa para ensaios de desempenho e segurança previsto no seu critério específico, de forma que os consumidores tenham informações de todos os modelos;
• O produto deve, prioritariamente, fazer parte do Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE), coordenado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro);
• O produto deve ser submetido anualmente a ensaios de desempenho em laboratórios de referência para renovar a concessão do Selo;
• O produto deve atender aos critérios de desempenho e segurança previstos no seu respectivo critério específico;
• O Selo deve estar afixado nos produtos em exposição nos pontos de venda, de modo a orientar facilmente o consumidor no ato da compra.

“O sistema elétrico brasileiro é bastante eficiente quanto à emissão de gases de efeito estufa. Se comparada a de outros países da Europa e os Estados Unidos, essa emissão é menor”, observa Salvador. No entanto, ela ainda existe, por conta da atividade de algumas usinas termoelétricas para a produção de energia. “Para se ter uma ideia, apenas em 2011, o uso de produtos com Selo Procel reduziu a emissão de gases em valor correspondente à emissão de 70 mil veículos.”, compara.

A preocupação com a eficiência energética dos eletrodomésticos e práticas mais responsáveis beneficia não apenas os consumidores, mas também o meio ambiente. De acordo Salvador, quanto menos energia for consumida, menos as usinas precisarão ser ativadas, o que diminui a emissão dos gases. As ações mais eficientes também economizam investimentos, que seriam necessários para a construção de novas usinas.

Além de usar equipamentos eficientes, Salvador recomenda que os consumidores procurem adequar os hábitos para garantir um uso responsável da energia. Suas dicas incluem:

- evitar deixar os equipamentos ligados na tomada sem necessidade;
- evitar banhos demorados;
- evitar abrir e fechar frequentemente a geladeira;
- evitar o frio excessivo proveniente do ar condicionado;

Essas são algumas dicas que auxiliam o consumidor a economizar energia, os gastos com as contas e ainda, ajudam a preservar o meio ambiente.

Informações: Globo Ecologia

Comente com o Facebook:

0 comentários:

Postar um comentário

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More