RÁDIO NOVA XUCURU - AO VIVO

VOCÊ FAZ O SUCESSO

VOCÊ FAZ O SUCESSO

BAIXE O APLICATIVO RADIOSNET E OUÇA A NOVA XUCURU EM TODO LUGAR; CLIQUE NA FOTO ABAIXO E SAIBA MAIS

quarta-feira, 3 de outubro de 2012

EM PE, 25 CIDADES VÃO TER REFORÇO ESPECIAL DE POLICIAMENTO NAS ELEIÇÕES

O plano de ação da Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS) para garantir a segurança e tranquilidade nas eleições municipais deste ano, em especial do pleito, no domingo (7), foi detalhado em coletiva de imprensa na sede do órgão, no bairro de Santo Amaro, no Recife, nesta quarta-feira (3). 

SDS apresentou plano nesta quarta-feira, no Recife
(Foto: Katherine Coutinho / G1])
Ao todo, haverá lançamento nas ruas mais de 19 mil policiais militares, quase 2 mil de policiais civis, 309 de bombeiros, 89 da polícia científica e 15 de oficiais da corregedoria, totalizando um efetivo de 21.739 pessoas. De acordo com a SDS, "lançamento" é quando um policial é escalado para um serviço, ou seja, um policial pode ser contabilizado mais de uma vez.

O estado dispensou a ajuda das tropas federais. "Temos certeza que com nosso efeitvo policial nós teremos condições de manter a paz nessas eleições e de manter a paz diária", afirma o secretário de Defesa Social, Wilson Damázio.

No estado, 25 municípios vão contar com reforço especial. "Todos os municípios estarão sendo reforçados, mas alguns nos preocupam historicamente em termo de acirramento das disputas eleitorais. Apesar de não apresentarem grande número de eleitores, apresentam esses fatos passados. Algumas cidades já tivemos ocorrências nesse ano, mas já tomamos as devidas providências", explica o secretário.

Na Zona da Mata, os municípios de São Vicente Férrer, Palmares, Vicência, Carpina, Rio Formoso, Escada e Sirinhaém contarão com efetivo extra de policiais. No Agreste, o reforço estará presente nas cidades de Caetés, Capoeiras, Agrestina, Sairé, Lajedo, Brejo da Madre de Deus (São Domingos), Camocim de São Félix, Bezerros e Bom Conselho, enquanto, no Sertão do estado, Buíque, Cabrobó, Orocó, Trindade, Custódia, Ipubi, Itaíba, Afrânio e Bodocó estão também incluídas no esquema.

Durante as eleições, o efetivo da SDS vai dar apoio à coordenação e aos juízes da propaganda eleitoral, guardar e garantir a segurança das urnas eletrônicas antes e depois das eleições, escoltar os disquetes das urnas das seções eleitorais aos locais de apuração, além de garantir a segurança das zonas eleitores e do entorno. "Teremos um oficial de patente, um capitão, junto aos juízes eleitorais para acionar o Comitê que vai ser montado na sede da SDS e ajudar a resolver qualquer problema necessário", detalha o diretor de operações especiais da PM, Paulo Cabral.

O esquema de segurança no estado vai contar com lançamento de 1.339 policiais civis, 13.824 policias militares e 132 bombeiros no interior, enquanto a capital e a Região Metropolitana do Recife contam com lançamento de 607 policiais civis, 5.556 militares e 186 bombeiros. Comparado com as eleições estaduais de 2010, o efetivo lançado neste ano da PM é 44% maior, enquanto o da Civil é 6% superior, segundo a SDS. "As eleições municipais pedem, de qualquer forma, um policiamento maior que as estaduais", acredita o secretário.

Os 393 PMs que vão reforçar a segurança no Sertão partem da capital na quinta-feira (4), enquanto os 832 que reforçam o Agreste e Zona da Mata vão na sexta-feira (5).

Para a guarda das urnas, no interior do estado, os 2.305 locais de votação vão contar com 4.608 policias militares, enquanto os 926 do Recife e Região Metropolitana contam com 1.852 policiais militares. "A Polícia Federal também trabalhará nessas eleições, mesmo porque a polícia judiciária federal é a PF. Os crimes de maior potencial ofensivo serão apurados pela PF, os de menor, serão feitos pela Polícia Civil", detalha o secretário.

Além dos policiais deslocados para reforçar as eleições, o projeto Patrulha no Bairro vai estar funcionando normalmente. "As patrulhas dos bairros continuarão com seus lançamentos normais, o que nos dá uma tranquilidade muito grande principalmente na capital e na Região Metropolitana", diz Damázio.

Lei Seca
O secretário de Defesa Social adiantou ainda que o governo do estado, junto ao TRE-PE, deve reeditar a portaria que define a Lei Seca no dia das eleições. "Os comerciantes de bebidas alcóolicas não costumam ficar muito felizes, mas nós da força policial, temos que garantir a segurança", defende Damázio. Com isso, a venda e o consumo de bebidas alcóolicas devem ficar proibídios de 5h às 18h do domingo (7). "Fazemos também uma recomendação especial por parte da SDS para que o nosso efeitvo seja intransigente com pessoas alcoolizadas nos locais de votação, isso trabalhando em parceria com a Justiça Eleitoral e também com os presidentes das sessões eleitorais", acrescenta o secretário.

Viaturas
Além do reforço policial, as eleições deste ano vão contar com dois helicópteros do Grupamento Tático Aéreo, sendo um deles à disposição do Tribunal Regional Eleitoral e outro para as demandas policiais e atendimento hospitalar. Serão utilizadas também 1.330 viaturas da PM, 487 da Civil, 13 embarcações e 81 viaturas dos Bombeiros.

Do G1 PE

Comente com o Facebook:

0 comentários:

Postar um comentário

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More