RÁDIO NOVA XUCURU - AO VIVO

VOCÊ FAZ O SUCESSO

VOCÊ FAZ O SUCESSO

BAIXE O APLICATIVO RADIOSNET E OUÇA A NOVA XUCURU EM TODO LUGAR; CLIQUE NA FOTO ABAIXO E SAIBA MAIS

sexta-feira, 19 de outubro de 2012

HORÁRIO DE VERÃO COMEÇA NESTE DOMINGO EM 11 ESTADOS, NORTE E NORDESTE FICAM DE FORA, EXCETO TOCANTINS

A partir da 0h do próximo domingo, boa parte dos brasileiros vai precisar adiantar o relógio em uma hora. O horário de verão começa na virada do sábado para o domingo, e vale para todos os estados das regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste, além do estado de Tocantins, único da região Norte que quis aderir à medida. O novo horário fica em vigor até 17 de fevereiro.

Adotado pela primeira vez no Brasil em 1931, o horário de verão é defendido pelo governo como forma de economizar energia. Este ano, segundo o Operador Nacional do Sistema (ONS), a economia deve chegar a R$ 280 milhões, superior aos R$ 130 milhões do ano passado. No entanto, a medida divide opiniões. Na Bahia, o governador Jaques Wagner voltou atrás na última hora e deixou de adotar o horário. A decisão foi criticada como eleitoreira, já que o horário é impopular entre os moradores da periferia de Salvador, que tendem a votar no candidato do governador à Prefeitura, o petista Nelson Pelegrino.

Acordar quando ainda está escuro pode de fato ser difícil. Segundo o endocrinologista João Régis Ivar Carneiro, para a maioria das pessoas, a adaptação ao novo horário leva, em média, de nove a 15 dias. Para não sofrer tanto, o ideal é acostumar o corpo a despertar mais cedo gradativamente, começando alguns dias antes do horário de verão.

"É interessante, antes da implantação do horário, começar a desenvolver alguns mecanismos. Uma pessoa que dorme às 22h, tem que começar a se acostumar a dormir um pouquinho mais cedo, aos poucos, até no decorrer desses dias ela conseguir equilibrar isso de maneira harmônica. O ideal seria até que os lugares de trabalho deixassem os funcionários chegarem um pouco mais tarde nas primeiras semanas, embora isso seja quase impossível".

De acordo com o especialista, quem sempre dorme pouco e mal pode ter problemas de pressão e na taxa de glicose. "Existem alguns hormônios que têm uma queda na produção durante a noite e podem interferir. Uma pessoa que não dorme bem vai ter uma produção maior desses hormônios, que podem interferir no controle da pressão e da glicose. Quem tem diabetes ou é hipertenso pode ter problemas, por exemplo".

Dona de uma mercearia em Itaboraí, Tania Fonseca, de 36 anos, é daquelas que odeiam o horário de verão com todas as forças. "Por mim, podia acabar, é horrível. Quando começo a me adaptar, já está acabando", reclama a comerciante que, no entanto, admite que o horário tem um lado positivo: o dia mais longo faz com que o movimento na mercearia aumente.

"Para os negócios é bom, mas mesmo assim eu fico mais cansada. Tenho que conciliar casa, trabalho, filho, marido", conta Tania, que diz frequentar a academia para se sentir mais disposta.

O horário de verão também não parece ter muitos fãs na Câmara dos Deputados. Atualmente, tramitam três propostas que pretendem extinguir por vez o horário especial em todo o país. O mais recente é de 2009 e tem autoria do deputado Mário de Oliveira (PSC-MG).

Mas também existem defensores, como a analista de marketing Thaís Veríssimo, de 24 anos. A jovem diz adorar o horário de verão, mesmo que tenha que acordar antes do sol nascer por causa dele. "O fato de ter o dia claro faz ele render muito mais, você fica mais ativo. Não sinto a diferença negativa que as pessoas veem. Para mim, parece que acordo no horário normal".

Comente com o Facebook:

0 comentários:

Postar um comentário

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More