RÁDIO NOVA XUCURU - AO VIVO

VOCÊ FAZ O SUCESSO

VOCÊ FAZ O SUCESSO

BAIXE O APLICATIVO RADIOSNET E OUÇA A NOVA XUCURU EM TODO LUGAR; CLIQUE NA FOTO ABAIXO E SAIBA MAIS

segunda-feira, 1 de outubro de 2012

SAÚDE É BOM SABER!

Tireoide: Hipertireoidismo e hipotireoidismo

A glândula tireoide é fundamental, porque, entre outras coisas regula o metabolismo do corpo, o que é o mesmo, que indicar a velocidade que os diferentes órgãos devem funcionar. Por isso, é importante conhecer bem e sempre detectar qualquer incidente que ocorra em seu funcionamento e possa ter consequências graves no corpo.

A tireóide é uma glândula neuroendócrina em forma de borboleta localizada no pescoço, logo abaixo do pomo de Adão e acima da traqueia. É composta por dois lobos laterais unidos por uma meia ou istmo. Os hormônios da tireoide são importantes para o bom funcionamento de todo o corpo.

O mais importante hormônio produzido é a Tiroxina, responsável por controlar a produção de energia no corpo e na fase de crescimento faz com que os tecidos se desenvolvam adequadamente à medida que crescem. Como podemos ver, é muito importante, por isso a necessidade do controle adequado do seu funcionamento e se for percebido qualquer sintoma ou suspeita incomum deve-se procurar aconselhamento médico.

As duas principais doenças da tireoide são hipertireoidismo e hipotireoidismo. Ambas acontecem quando ocorrem distúrbios na produção de hormônios da tireoide.

O hipertireoidismo ocorre quando os hormônios da tireoide são produzidos em excesso. Pode ser causada por doenças ou condições, tais como a doença de Graves (o mais comum em casos de hipertireoidismo), tumores não cancerosos da tireoide ou da hipófise, tumores em ovários e testículos, inflamação da tireoide por vírus…

Alguns dos sintomas que podem nos fazer suspeitar de sofrer de hipertireoidismo são:
a perda de peso
sensibilidade ao calor
aumento da frequência cardíaca
ansiedade
fadiga
tremor das mãos
alterações de humor e estados de nervosismo e irritabilidade
Todos estes sintomas são comuns a outros tipos de doenças e condições, de modo que a presença de um ou mais deles, deve levar a consultar um especialista para determinar a sua origem e se é um caso de hipertireoidismo.

Por outro lado, o hipotireoidismo é uma condição em que há uma diminuição significativa da produção de hormônio da tireoide, tornando-se insuficiente e pode ser causada por defeitos de nascença, por terapias destinadas ao tratamento de doenças, tais como os vários tipos de câncer, a utilização de iodo radioativo para hipertireoidismo, a tireoidite viral, a remoção da glândula tireoide ou o efeito de várias drogas, como amiodarona e lítio.

Tenha em mente que o hipotireoidismo atinge pessoas com mais de 50 anos e geralmente mulheres. 

Os sintomas mais comuns:
o ganho de peso
fadiga
intolerância ao frio
ressecamento da pele
a fala lenta
perda de memória
prisão de ventre
rosto e pálpebras inchadas

Tal como acontece com hipertireoidismo, os sintomas são comuns a outras doenças e não significa por si só que é um caso de hipotireoidismo, por isso você deve sempre procurar orientação médica. É importante notar que quase a metade dos afetados são diagnosticados e se não tratada pode causar problemas de saúde graves, como problemas cardiovasculares, danos a vários órgãos, infertilidade… 

No entanto, o diagnóstico e tratamento hoje são bem avançados, por isso uma pessoa diagnosticada com qualquer uma dessas condições pode levar uma vida completamente normal com tratamento adequado.

Comente com o Facebook:

0 comentários:

Postar um comentário

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More