RÁDIO NOVA XUCURU - AO VIVO

VOCÊ FAZ O SUCESSO

VOCÊ FAZ O SUCESSO

BAIXE O APLICATIVO RADIOSNET E OUÇA A NOVA XUCURU EM TODO LUGAR; CLIQUE NA FOTO ABAIXO E SAIBA MAIS

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

SAÚDE É BOM SABER!

Alergia a leite de vaca é cada vez mais comum, principalmente entre crianças

Na primeira vez que sua filha consumiu leite de vaca, quando ela tinha por volta dos 4 meses e meio de vida, a engenheira civil Rebecca Rolim, de 33 anos, teve que levá-la ao hospital. Ao redor de sua boca, nas mãos e nos lugares onde o leite havia escorrido, manchas vermelhas apareceram e ela imediatamente soube que tratava-se de um quadro de reação alérgica. 

Após realizar uma bateria de exames, sendo um de­les por meio do sangue e, outro, da pele, foi confirmado que Gabrielle Milet, que hoje tem 1 ano e 5 meses, filha de Rebecca, possuía sim, alergia ao leite de vaca. 


Porém, o caso de Gabrielle não é isolado. De acordo com uma pesquisa desenvolvida pelo Centro de Pesquisas em Alergia e Imunologia Clínica do Hospital das Clínicas (HC), da Universidade Federal de Pernambuco, a alergia ao leite de vaca é uma das mais frequentes em crianças na faixa etária de 0 a 2 anos. 

Intitulada “Positividade do teste de provocação oral aberto em crianças com suspeita de alergia à proteína do leite de vaca”, a pesquisa que utilizou-se de 24 pacientes infantis do hospital, sendo metade do sexo feminino e mostrou que após o teste de provocação oral aberto, 11 (que representam 46% das crianças) apresentaram sintomas de alergia. 

“O teste de provocação é o padrão ouro para sabermos se uma pessoa tem alergia a uma substância ou não. Muitas vezes o exame sanguíneo ou o cutâneo indicam que a criança é alérgica a um alimento, mas ela não apresenta nenhum sintoma da doença, por isso o de provocação é importante, para ter certeza de que o paciente é, de fato, alérgico”, relatou a pediatra e pesquisadora do HC, Nilza Lyra. 

Segundo a médica, esse tipo de teste acontece em diversas etapas. Inicialmente, a substância é passada na pele do antebraço do paciente. Não havendo reação, ela é posteriormente passada nos lábios da criança. Se mesmo assim a pessoa que está sendo testada não apresentar sintomas, ela passa a ingerir pequenas quantidades do alimento até que se comprove ou não a sua alergia. 

Os sintomas da alergia podem ser diversos e se apresentam por meio da pele, do trato gastrointestinal e das vias aéreas. Inchaço nos olhos, boca, diarreia, vômitos constantes, cólicas, gases, problemas no crescimento, demora a ganhar peso e efisemas na pele são os sinais alérgicos mais frequentes. 

Contudo, nem sempre as crianças que apresentam a alergia durante a infância irão permanecer com ela para o resto da vida. Nilza acrescentou que o leite de vaca é um dos primeiros alimentos diferente do leite da mama ao qual a criança é exposta, mas que, em cerca de 80% dos casos, as crianças superam a alergia até os 5 anos.

E isso é o que pode estar acontecendo com a pequena Gabrielle Milet. “Quando descobrimos que ela tinha alergia ao leite de vaca, o tratamento foi a distância de leite e seus derivados até que ela completasse um ano. Quando ela completou, passou a tomar leite de soja. Agora, ela faz outro tipo de tratamento”, disse a mãe de Gabrielle, Rebecca Rolim. 

De acordo com a engenheira civil, Gabrielle todos os dias, há aproximadamente um mês, é exposta a uma determinada quantidade de leite cozido, através de bolos, por exemplo. Tudo isso, com o devido acompanhamento médico. “Desde que ela começou o tratamento, não apresentou reação alérgica alguma enquanto o fazia, ou seja, quando comeu as pequenas quantidades de leite de vaca cozido oferecidas”, finalizou a mãe.

Comente com o Facebook:

0 comentários:

Postar um comentário

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More