RÁDIO NOVA XUCURU - AO VIVO

VOCÊ FAZ O SUCESSO

VOCÊ FAZ O SUCESSO

BAIXE O APLICATIVO RADIOSNET E OUÇA A NOVA XUCURU EM TODO LUGAR; CLIQUE NA FOTO ABAIXO E SAIBA MAIS

sexta-feira, 12 de outubro de 2012

UMA ANÁLISE DA ELEIÇÃO 2012 EM XUCURU

As eleições 2012 em Xucuru foram cheias surpresas, depois de mais de 30 anos uma campanha eleitoral no distrito não teve a participação direta de três dos principais caciques da história política xucuruense. 

Nesta eleição municipal em Xucuru, ficaram de fora os Srs. Luiz Félix, Zé Amorim e Diniz Soares, o primeiro não é candidato há muitos anos após apresentar o cunhado Diniz Soares em seu lugar, este ano o mesmo colocou o filho Mauro para concorrer ao cargo de vereador, Mauro já foi parlamentar de 1997 ao ano 2000, quando o pai se candidatou em 1996 para vice-prefeito na chapa com João Mendonça quando este veio a perder sua segunda tentativa de comandar a prefeitura de Belo Jardim, vindo a vencer em 2000, com 3.408 votos de frente, sobre Dr. Silvano e Antonio Amorim.

Neste ano o ex-vice prefeito e vereador Zé Amorim se absteve de participar do pleito por causa de problemas de saúde, ele ainda trabalharia para o candidato a vereador Rafael Lopes  PT, filho do seu amigo vereador Zé Lopes que não se candidatou à reeleição por motivos pessoais, Zé Amorim não se envolveu diretamente na campanha, mesmo tendo voltado ao grupo Cintra Galvão após ter se afastado em 2010 na disputa estadual e nacional. Rafael Lopes  com o apoio do empresário Lulinha, sobrinho de Zé Amorim conseguiu 119 votos, sendo eleito com 2.054, o 1º vereador do PT na história da cidade.

Luiz Félix (Seu Lula) também não se envolveu em campanha eleitoral este ano, o mesmo alegou está desmotivado com a política e preferiu ficar só observando os candidatos buscarem votos para tentarem se eleger, Seu Lula, como é mais conhecido, já foi vereador na época de antigos partidos como os extintos ARENA e PDS e do renomeado MDB, hoje PMDB. Seu Lula já apresentou o genro Antonio Amorim como candidato a vice-prefeito e a vereador, tendo sucesso apenas uma vez de 1993 a 1996.

Em 2012 Zé Amorim e Diniz Soares não se candidataram e deixaram espaço livre para que outros filiados a partidos pudessem concorrer ao cargo de vereador de Belo Jardim, representando Xucuru. O primeiro não conseguiu construir um sucessor seu na família para a política e não apresentou nenhum candidato, já o segundo colocou o filho Mauro para disputar pela segunda vez, o mesmo foi eleito em 1996, quando o pai se candidatou a vice-prefeito, como já citado neste texto.

Sem os dois atuais reis das urnas em Xucuru estarem disputando, novos nomes surgiram este ano na localidade, um desses nome foi Adilson Fotógrafo, que concorreu pelo PTB, apoiado por Cintra Galvão, obtendo 285 votos no geral e 251 em Xucuru. Quem tentou disputar também pela oposição foi o Sandro (Galo Véi) que acabou sendo cabo eleitoral de José Anselmo (Tenente) de Belo Jardim, PTB, ajudando-o a se eleger pela segunda vez. 

Pela primeira vez uma mulher foi candidata a vereadora por Xucuru, foi a professora Marenilza Tavares do PSD, que atualmente reside na cidade, mas através de familiares e amigos obteve 320 votos no distrito e 953 no município. Outro filho da terra que também reside em Belo Jardim, o amigo Mauro de Diniz conseguiu 185 créditos na terra natal e 379 no pleito todo pelo DEM. Quem mais uma vez teve poucos votos e ainda mais pouco do a primeira vez, foi Djalma do Cartório que teve apenas 3 votos em Xucuru e 6 no geral.

Quem também buscou votos aqui foi a professora Patrícia de Wilsinho (DEM), a mesma foi representada por Sandoval do Ônibus, que garantiu 124 votos para ela na região. Quem surpreendeu com 80 votos foi o Araújo do Sindicato, sendo candidato pela primeira vez pelo PT, para, segundo ele, representar os trabalhadores rurais no legislativo belojardinense. O grande vencedor nas urnas em Xucuru neste ano de 2012 foi o atual representante do povo xucuruense na câmara municipal, Claudemir Paulino, que teve 1.205 votos na vila e 1.673 no resultado final, sendo reeleito para o seu segundo mandato consecutivo pelo PMDB. 

Está aí uma pequena e humilde análise da eleição municipal 2012 no distrito de Xucuru, pertencente ao município de Belo Jardim-PE.

Da Redação.

Comente com o Facebook:

0 comentários:

Postar um comentário

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More