RÁDIO NOVA XUCURU - AO VIVO

VOCÊ FAZ O SUCESSO

VOCÊ FAZ O SUCESSO

BAIXE O APLICATIVO RADIOSNET E OUÇA A NOVA XUCURU EM TODO LUGAR; CLIQUE NA FOTO ABAIXO E SAIBA MAIS

segunda-feira, 15 de abril de 2013

CAMPANHA CONTRA GRIPE PRETENDE VACINAR 1,5 MILHÃO DE PESSOAS EM PE

A partir desta segunda-feira (15), a Secretaria Estadual de Saúde dá início à Campanha de Vacinação contra a gripe em Pernambuco. Cerca de 6 mil postos de saúde do Sistema Único de Saúde (SUS) pretendem distribuir gratuitamente a dose da vacina para 1,5 milhão de pessoas no estado.

O grupo de risco abrange idosos a partir dos 60 anos, crianças entre 6 meses e dois anos de idade, profissionais de saúde que atuem em locais de referência para tratamento da gripe, gestantes, mulheres que tiveram bebês há menos de 45 dias, população indígena e indivíduos privados de liberdade. A campanha segue até o próximo dia 26 de abril.

De acordo com a coordenadora do Programa de Imunização da Secretaria Estadual de Saúde, Adriana Baltar, é indispensável que as pessoas tomem a vacina mesmo se tiverem tomado nos anos anteriores. “A cada ano, muda a composição da vacina. São vírus mortos que variam com o quadro epidemiológico do vírus da influenza. É de suma importância que quem tomou a vacina ano passado volte ao posto de saúde novamente”, afirma a Adriana. A vacina é distribuída gratuitamente para os grupos de risco, mas qualquer pessoa pode procurar a rede particular e tomar a vacina em qualquer idade.

É preciso levar o cartão de vacinação da pessoa que será imunizada. O documento é importante para acompanhamento e conferência de doses que já foram tomadas. “A gente pode aproveitar e olhar outras vacinas que possam ser contempladas”, acrescenta Adriana. Além disso, caso o paciente vá a um posto de saúde fora de costume, será requisitada uma prescrição médica.

Parte da composição da vacina é feita com embriões de ovos, de forma que ela é contraindicada apenas para pacientes que tenham apresentado choque anafilático grave ou reações alérgicas ao ingerir ovos e derivados de ovos. “Aos demais, não há restrições. Ela é feita de vírus mortos, então não causa reações, riscos ou problemas”, tranquiliza a coordenadora. 

Até mesmo quem estiver gripado pode se dirigir ao posto de saúde, a não ser que esteja com febre alta. “Nesse caso, esperamos que ela espere a febre ceder para que volte à unidade de saúde”, afirma Adriana.

Informa o G1 PE

Comente com o Facebook:

0 comentários:

Postar um comentário

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More