RÁDIO NOVA XUCURU - AO VIVO

VOCÊ FAZ O SUCESSO

VOCÊ FAZ O SUCESSO

BAIXE O APLICATIVO RADIOSNET E OUÇA A NOVA XUCURU EM TODO LUGAR; CLIQUE NA FOTO ABAIXO E SAIBA MAIS

terça-feira, 9 de abril de 2013

DEPOIS DE COMBATER ENCHENTES, PALMARES, PE, TAMBÉM ENFRENA SECA

Em Pernambuco, não são somente as cidades do Sertão e Agreste que estão sofrendo com os problemas trazidos pela estiagem prolongada. Ao todo, 122 municípios já tiveram os decretos de situação de emergência reconhecidos pelo Governo Federal. Até a cidade de Palmares, na Mata Sul, que já sofreu tanto com enchentes, agora enfrenta a seca. Em 2010 e 2011, a cidade foi destruída pelas cheias do Rio Una, que ficou 10 metros acima do nível normal e deixou milhares de pessoas desabrigadas.

Os estragos puderam ser vistos em vários pontos da cidade. Atualmente, a Barragem de Santo Antônio, com capacidade para 300 mil litros de água, só tem 20 mil. A principal fonte de abastecimento da área rural está apenas com 50 centímetros de profundidade.

O pluviômetro do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) mostra que o nível de chuva em Palmaresestá fraco desde outubro do ano passado. De acordo com o gerente regional do Instituto, Clélio Queiroz, o fato é inédito. “É a primeira vez que isso está acontecendo nos últimos 30 anos nesse município. Temos mananciais que abastecem a cidade com uma lâmina de água bastante reduzida. Isso é preocupante, porque se a chuva não voltar com regularidade, certamente vamos ter colapso de abastecimento de água também aqui na Zona da Mata”, alerta o gerente.

De acordo com o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Palmares, normalmente são liberados 500 m³ de água para a população, mas atualmente apenas 10% dessa capacidade é fornecida. Se o abastecimento fosse feito como antigamente, a barragem estaria seca em aproximadamente duas horas. O presidente do Saae em Palmares, Paulo Germano, explica que várias ações estão sendo realizadas para combater os efeitos da seca e manter a população abastecida. “Estamos colocando caros pipa e caminhões pipa, algo que nunca aconteceu em Palmares, para distribuir na parte alta. Na parte baixa, estamos economizando, soltando água dia sim, dia não”, afirma o presidente.

Mesmo ao lado da barragem, falta água na escola onde Andréia Gonçalves ensina. “Fica complicado para fazer merenda, limpar escola, limpar banheiros e até na higiene das crianças”, diz a professora. A Prefeitura do município já afirmou que vai tomar medidas drásticas caso a seca continue dessa maneira. Segundo o prefeito de Palmares, João Bezerra, está sendo feito um levantamento de águas nascentes próximas ao local. “Se isso não resolver, vamos tomar medidas extremas, puxar água do Rio Una para nossa estação de tratamento e investir em produtos químicos para que a água chegue própria para o consumo humano em nossa cidade”, diz.

Informa o G1 PE

Comente com o Facebook:

0 comentários:

Postar um comentário

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More