RÁDIO NOVA XUCURU - AO VIVO

VOCÊ FAZ O SUCESSO

VOCÊ FAZ O SUCESSO

BAIXE O APLICATIVO RADIOSNET E OUÇA A NOVA XUCURU EM TODO LUGAR; CLIQUE NA FOTO ABAIXO E SAIBA MAIS

sexta-feira, 12 de abril de 2013

EM PE, AUMENTAM PREÇOS DE OVOS E PRODUTOS DE HIGIENE E LIMPEZA

Nos supermercados, feiras livres e nos centros de distribuição de Pernambuco, se  percebe uma alta de até 30% nos preços de ovos. A explicação, como ocorreu com o tomate, é a seca. Também foi percebida uma alta nos preços dos produtos de higiene pessoal e limpeza, como mostrou pesquisa do Procon estadual.

A pior seca dos últimos 60 anos, que castiga a maior parte dos municípios de Pernambuco, principalmente os do Sertão e Agreste, afeta os principais polos avícolas. Nessas duas regiões, a taxa de crescimento do setor, no ano passado, foi de 8%. Com o acúmulo de perdas, cerca de 40% dos pequenos e médios produtores de frango abandonaram a atividade. A produção de ovos também caiu 15% e o desemprego segue o mesmo ritmo na região.

De acordo com a Associação dos Avicultores de Pernambuco, a seca em 2012 prejudicou a produção de milho e soja em vários países, o que interferiu nos custos com alimentação dos animais e frete de modo geral. Este ano, a estiagem no Nordeste foi ainda pior, e faltou ração e água para os animais. A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) suspendeu os leilões de milho para os pequenos criadores na tentativa de socorrer os pequenos agricultores. Fatores que, reunidos, interferem na produção e nos preços.

"Isso tudo é reflexo do clima. No ano de 2012 o clima foi adverso em todos os continentes onde existem safras importantes, houve frustração de safra tanto no Hemisfério Sul, no Sul do Brasil e na Argentina, como, no segundo semestre, nos Estados Unidos. Então isso gerou uma pressão de custo muito forte em cima dos grãos de milho e soja, que é a base da produção da avicultura", afirmou o vice-presidente da Associação dos Avicultores de Pernambuco, Antônio Corrêa.

No Centro de Abastecimento de Pernambuco (Ceasa), o reajuste, dependendo do tipo de ovo, passa de 30% no preço de uma bandeja com 100 unidades. O ovo branco médio teve aumento de 31,58%, e os ovos brancos extras e vermelhos estão 28,57% mais caros.

Os comerciantes, que compram a mercadoria em grandes quantidades, já perceberam que a venda de ovos está caindo. “Houve uma redução, pequena, mas houve. Entre 10% e 20% a menos está se vendendo”, afirmou a comerciante Valderice Barros.

No setor de varejo, os consumidores já sentem bastante a diferença de preços. A aposentada Terezinha Schneider compra sempre o produto para fazer bolos, fritadas e outros pratos. Ela já percebeu o aumento. “Nos últimos seis meses, subiu muito, já comprei bandeja por três reais. passou para seis. Agora, custa dez", disse.

Higiene e limpeza
Além dos ovos, os preços dos produtos de limpeza e de higiene pessoal dispararam nos supermercados. Uma pesquisa do Procon estadual mostrou que o impacto do aumento desse tipo de produto no salário mínimo é de quase 42% - exatos R$ 282,32.

Os materiais de limpeza e higiene pessoal foram os que mais subiram na cesta básica dos pernambucanos em 2013. Em março, a variação no preço da lã de aço foi de quase 100% em vinte estabelecimentos da Região Metropolitana do Recife. O valor do sabonete variou mais de 130%.

O representante comercial Rafael Moura faz compras toda semana e se surpreende cada vez que vai ao supermercado com os preços. “Está aumentando tudo, material de limpeza, é geral”, afirma. A administradora Fabiana de Melo anota tudo para não levar o mais caro. “A gente vai procurando agregar o melhor preço à qualidade”, diz.

“Tá muito caro, a gente tem que economizar muito e sair pesquisando”, conta a dona de casa Marluce dos Santos. Uma alternativa para tentar driblar os preços é escolher o refil. Nesse caso, o mesmo produto da mesma marca, com a mesma quantidade, se escolher a embalagem mais simples economiza até 5%. Outra dica é da economista Fernanda Estelita: “os grandes supermercados trabalham com cobertura de oferta de concorrência. Então se você traz um panfleto, ele cobre esse produto”.

Informa o G1 PE

Comente com o Facebook:

0 comentários:

Postar um comentário

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More