RÁDIO NOVA XUCURU - AO VIVO

VOCÊ FAZ O SUCESSO

VOCÊ FAZ O SUCESSO

BAIXE O APLICATIVO RADIOSNET E OUÇA A NOVA XUCURU EM TODO LUGAR; CLIQUE NA FOTO ABAIXO E SAIBA MAIS

sábado, 2 de agosto de 2014

ARMANDO APARECE COM 37% ANTE 10% DE PAULO CÂMARA PARA O GOVERNO DE PE, APONTA PESQUISA IPMN/JC

Com informações do Blog de Jamildo

Faltando 16 dias para o início do guia eleitoral na televisão, o levantamento divulgado pelo Instituto de Pesquisa Maurício de Nassau (IPMN), em parceria com o JC, mostra o senador Armando Monteiro Neto (PTB) em primeiro lugar com 37% das intenções de voto para o Governo de Pernambuco. Na segunda posição na disputa aparece o candidato da Frente Popular, Paulo Câmara (PSB), com 11% das intenções, nas pesquisas estimuladas (com apresentação do nome do candidato ao entrevistado).

Zé Gomes (PSOL) e Jair Pedro (PSTU) empataram em terceiro lugar com 1% dos votos. Os  brancos e nulos também desempenharam um papel relevante no levantamento, atingindo 28%. Eleitores que não sabiam ou não quiseram responder somaram 21%.

O cientista político e um dos coordenadores da pesquisa Adriano Oliveira explica que os números revelam que, apesar da diferença de resultados entre os dois primeiros colocados, a eleição ainda não está definida.

O coordenador apontou três pontos para endossar a análise. “Existem quase 50% de eleitores indecisos. Segundo ponto, 60% dos entrevistados nunca ouviram falar em Paulo Câmara [afilhado político do ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos]“, explicou. Segundo dados da pesquisa, 22% dos eleitores não conhecem o senador Armando Monteiro.

Com a campanha nas ruas desde setembro de 2013, o senador licenciado larga com vantagem na frente do ex-secretário da Fazenda, que foi escolhido em fevereiro deste ano para ser o candidato da Frente Popular.

Segundo Oliveira, quem tiver condições de arregimentar os 50% de indecisos poderá mudar o rumo do pleito em outubro.

“O quadro é que Armando deve ficar atento aos indecisos”, disse. “Dizer que a pesquisa é boa para quem lidera não é verdade”, alerta o coordenador, ressalvando que o início do guia eleitoral poderá alterar o cenário.

“Depois de 10 dias do início do guia vamos começar a analisar a conjuntura nacional e estadual”, explicou Oliveira.

Por região, o petebista teve maior percentual na Zona da Mata, onde obteve 45% dos votos. Justamente a região usineira onde Paulo Câmara teve pior desempenho com 4%.

Com o início do guia será possível identificar as prioridades adotadas pelos candidatos.

REJEIÇÃO  – No quesito rejeição, as estatísticas não apontam índices alarmantes. Paulo Câmara apareceu em primeiro lugar com 10% dos entrevistados dizendo “ter medo” dele à frente do Governo do Estado. Armando Monteiro está com 6% e Zé Gomes tem 2%. 

Nos critérios do político mais “preparado”, “admirado” e “confiável”, Armando também aparece com índices superiores aos de Paulo Câmara. O percentual de Armando varia entre 34% e 39%, enquanto o postulante da Frente Popular está entre 9% e 10%.

As entrevistas foram realizadas entre os dias 28 e 29 de julho, período em que aconteceu no Grande Recife a greve dos rodoviários. A pesquisa entrevistou 2.482 pessoas em todas as regiões do Estado. A margem de erro está estimada em dois pontos percentuais, para mais ou menos.

A pesquisa foi encomendada pelo portal Leia Já e registrada no dia 25 de julho. O levantamento está registrado na Justiça Eleitoral sob o número 00010/2014.

Comente com o Facebook:

0 comentários:

Postar um comentário

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More