RÁDIO NOVA XUCURU - AO VIVO

VOCÊ FAZ O SUCESSO

VOCÊ FAZ O SUCESSO

BAIXE O APLICATIVO RADIOSNET E OUÇA A NOVA XUCURU EM TODO LUGAR; CLIQUE NA FOTO ABAIXO E SAIBA MAIS

segunda-feira, 1 de setembro de 2014

COM 41% A 35%, MARINA DESBANCA DILMA EM PERNAMBUCO, MOSTRA NOVA PESQUISA DO INSTITUTO MAURÍCIO DE NASSAU

Com informações do Blog de Jamildo -

A pouco mais de um mês das eleições, o cenário eleitoral em Pernambuco mudou radicalmente. Agora, quem lidera a corrida presidencial no Estado, com 41% das intenções de voto, é Marina Silva (PSB), herdeira do ex-governador Eduardo Campos (PSB) após a morte do socialista em desastre aéreo, no mês passado.

É o que aponta o segundo levantamento realizado pelo Instituto Maurício de Nassau (IPMN), encomendado pelo Portal Leia Já e publicado em parceria com o Jornal do Commercio nesta segunda-feira (1º).

A presidente candidata à reeleição, Dilma Rousseff (PT), caiu e está com 35% das intenções de voto.

Dilma, entretanto, continua muito à frente de um dos seus principais adversários nacionalmente, Aécio Neves (PSDB), que aparece com apenas 3% aqui.

O candidato de bandeira religiosa Pastor Everaldo (PSC) é o quarto colocado, com 1%. Os votos brancos e nulos somam 8% e 12% dos entrevistados não responderam em quem votariam.

A última pesquisa IPMN, do início de agosto, havia apontado Dilma dez pontos à frente de Eduardo, com 40%.

Assim, o novo levantamento acaba refletindo a análise feita nesse sábado (30), de que, após a sua morte, Eduardo Campos (PSB) mostrou-se melhor cabo eleitoral que Lula (PT).

No entanto, há um pequeno detalhe: isso é um recorte em Pernambuco, já que a pesquisa divulgada hoje mostra que 66,2% dos entrevistados lembram de Lula quando o assunto são as melhorias recentes no Brasil.

Aécio Neves já estava em posição diferenciada em relação ao restante do País, com 4%. Os índices de Pastor Everaldo e de eleitores que não responderam sobre as suas opções eram os mesmos, mas o de votos brancos e nulos eram maiores, de 14%.

Possivelmente devido aos seus ‘padrinhos’ em Pernambuco, a maior porcentagem de Marina é no Recife, onde atinge 53%, mais que o dobro de Dilma (24%).

O contrário acontece no Sertão, região em que a presidente tem 52% e a socialista tem 32%.

A acriana vence em três – além da capital, na Região Metropolitana e na Zona da Mata – e a petista nas outras três – no Agreste, no Sertão e no São Francisco.

Um dado interessante é sobre a renda dos entrevistados. Dilma, de gestão reconhecida pelos programas sociais, não vence em nenhuma faixa de renda dos pernambucanos e empata com Marina entre os entrevistados que recebem até um salário mínimo – tem 37% contra 38% da adversária. Se considerados os que têm renda acima de cinco mínimos, Marina chega a 50%, contra 31% de Dilma.

No entanto, Dilma tem mais intenções de voto entre os entrevistados com grau de escolaridade menor – ensino fundamental incompleto. A petista dispara com 45%, uma diferença de 14 pontos em relação a Marina, segunda colocada, Aécio aparece com 3%.

Porém, a socialista tem 50% entre os de nível médio e superior completo, abrindo 21 e 27 pontos, respectivamente, em relação à presidente.

As duas estão praticamente empatadas  entre as pessoas de ensino fundamental completo.

Na pesquisa espontânea, quando é questionado apenas em quem as pessoas votariam, sem citar o nome dos candidatos, Lula e Eduardo ainda aparecem, mas é pouco, com 1% cada um.

Comente com o Facebook:

0 comentários:

Postar um comentário

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More