RÁDIO NOVA XUCURU - AO VIVO

VOCÊ FAZ O SUCESSO

VOCÊ FAZ O SUCESSO

BAIXE O APLICATIVO RADIOSNET E OUÇA A NOVA XUCURU EM TODO LUGAR; CLIQUE NA FOTO ABAIXO E SAIBA MAIS

quinta-feira, 16 de outubro de 2014

IDOSOS SÃO ALVOS DE FRAUDES NA CONTRATAÇÃO DE EMPRÉSTIMOS CONSIGNADOS

Com informações do Site da TV JORNAL PE -

Muita gente reclama de descontos considerados indevidos na hora de contrair empréstimos consignados e vários casos vão parar na delegacia. Os idosos costumam ser o principal alvo de fraudes e sentem os efeitos nos contracheques das pensões e aposentadorias. Isto porque as prestações só podem comprometer até 30% do valor recebido, mas há quem tenha maior porcentagem descontada. 

A Delegacia de Estelionato registrou de janeiro a setembro deste ano 263 ocorrências de empréstimos consignados e muitas pessoas não a procuram por vegonha. Outras, como filhos, netos e pessoas próximas, tiram proveio dos aposentados e nada é comunicado à polícia. Muitas vezes é difícil identificar a pessoa fraudadora, mas, em 99% dos casos, se consegue afastar o aposentado ou pensionista daquela relação indevida.

De acordo com a coordenação previdenciária do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS), se houver desconto maior que o previsto na regra, a pessoa deve ligar para o telefone 135 para se certificar que o desconto é mesmo referente ao empréstimo consignado. Caso a resposta seja positiva e a pessoa não lembre de ter feito ou afirme que não foi ela quem fez, o empréstimo pode ter sido realizado por intermediários. 

Em casos como esse, a vítima deve procurar um órgão especializado, como delegacia de polícia ou Justiça. A Delegacia de Estelionato do Recife fica na Rua São Miguel, nº 268, Afogados, na Zona Oeste da cidade.

E caso haja desejo por fazer um empréstimo consignado, a dica é procurar instituições sérias, conveniadas pela previdência ou bancos. O ideal é fazê-lo pessoalmente, com documentos pessoais, e evitar intermediários ou terceiros. Não é obrigado abrir conta em banco, pagar taxa, nem é preciso que seja feito no mesmo banco em que se recebe o benefício.

Comente com o Facebook:

0 comentários:

Postar um comentário

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More