RÁDIO NOVA XUCURU - AO VIVO

VOCÊ FAZ O SUCESSO

VOCÊ FAZ O SUCESSO

BAIXE O APLICATIVO RADIOSNET E OUÇA A NOVA XUCURU EM TODO LUGAR; CLIQUE NA FOTO ABAIXO E SAIBA MAIS

quinta-feira, 16 de outubro de 2014

PERNAMBUCO PODE DECIDIR A ELEIÇÃO

Com informações do Blog de Inaldo Sampaio -

Dilma perdeu para Marina em Pernambuco no primeiro turno da eleição presidencial. A diferença foi de quatro pontos porcentuais, ficando Aécio Neves em terceiro lugar com apenas 6% dos votos válidos. Pernambuco foi o único Estado do Nordeste onde a candidata do PT perdeu a eleição, não só pela força da Frente Popular, que partiu fechada com Marina Silva, como pela comoção que se seguiu ao desaparecimento de Eduardo Campos. 

A batalha agora do segundo turno é pelo espólio de Marina, que obteve em Pernambuco mais de dois milhões de votos. Do ponto de vista nacional, Aécio herdou, segundo as pesquisas, 66% dos votos de Marina. Mas esse percentual em Pernambuco pode ser um pouco maior porque o1º turno foi polarizado entre Dilma e Marina. Quem não vota em Dilma, portanto, deverá caminhar com o senador mineiro. Daí Pernambuco ser um forte candidato a ser o cenário da batalha final.

A transição administrativa

O governador João Lyra Neto nomeará hoje ou amanhã o coordenador da equipe de transição, seguindo o modelo de lei estadual de autoria de sua própria filha, a deputada Raquel Lyra (PSB). A comissão será paritária, com três representantes do atual governo e três indicados pelo governador eleito Paulo Câmara (PSB). A comissão vai cumprir apenas uma formalidade porque Câmara já sabe de cor e salteado como vai receber o Estado a partir de janeiro de 2015.

É cedo – Júlio Lossio (PMDB), prefeito de Petrolina, estaria trabalhando com duas opções à sucessão municipal: o deputado reeleito Odacy Amorim (PT), a mais provável, e o deputado eleito Lucas Ramos (PSB), que pretende ser prefeito, sim, mas não agora, dado que tem apenas 28 anos. Sua prioridade, no momento, é cumprir bem o seu mandato de deputado estadual.

Debate – Aécio (PSDB) venceu todos os debates até agora, tanto no 1º como no 2º turno. Mas como eleição não é “concurso” isso não significa que ele será o vencedor no próximo dia 26.

Fico – A permanência de Roberto Amaral no PSB está incomodando muita gente, especialmente de Pernambuco, que impediu sua eleição à presidência do partido, mas ele já disse que não sai.

Espólio – Cálculos do próprio PSDB: se Aécio conseguir herdar os votos que Marina obteve em SP no 1º turno (25,1% dos válidos), ante 25,8% de Dilma, já pode comprar a roupa da posse.

Inclusão – Colega de Joaquim Francisco na Faculdade de Direito da UFPE, o ex-deputado José Thomaz Nonô (DEM) coordena a campanha de Aécio em Alagoas e diz que vai tentar incluir Maceió e Aracaju na agenda dele, amanhã, “nem que seja para dar um bom dia”.

Honra – Gilberto Carvalho, secretário-geral da Presidência da República, diz ser “questão de honra” para Lula a vitória de Dilma (PT) em Pernambuco. Isso é o tipo de declaração de político amador. Pois, se Aécio Neves (PSDB) sair vitorioso, como ficará a “honra” do ex-presidente?

Neutro – Erundina (PSB-SP) considera um “equívoco” o apoio do PSB ao senador Aécio Neves (PSDB) por três razões: ter sido dado em bases “não programáticas”, contribuir para eternizar a histórica polarização entre o PT e o PSDB, e representar a negação do “discurso da mudança” que foi feito por Eduardo Campos/Marina Silva. A posição mais coerente, disse ela, seria a neutralidade.

Vingança – Lula priorizou três estados do Nordeste neste 2º turno da eleição: PE, RN e CE. Aqui deseja vingar-se do PSB, por ter ficado com Aécio, e não com Dilma. No RN, tentará derrotar Henrique Alves (PMDB), que proibiu o PT de fazer parte de sua coligação. E no CE quer impor uma derrota a Eunício Oliveira (PMDB) por ter ajudado Tasso Jereissati (PSDB) a voltar ao Senado.

Comente com o Facebook:

0 comentários:

Postar um comentário

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More