RÁDIO NOVA XUCURU - AO VIVO

VOCÊ FAZ O SUCESSO

VOCÊ FAZ O SUCESSO

BAIXE O APLICATIVO RADIOSNET E OUÇA A NOVA XUCURU EM TODO LUGAR; CLIQUE NA FOTO ABAIXO E SAIBA MAIS

sábado, 8 de novembro de 2014

ENEM ATRAI MILHÕES E NOVA TENTATIVA DE FRAUDE

Com informações do BR247 -

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas (Inep), órgão do ministério da Educação responsável pela aplicação do Enem, negou neste sábado 8 que imagens divulgadas mais cedo sejam da prova desse ano, que começou às 13h.

O esclarecimento publicado pelo MEC informa que "os procedimentos de segurança do Inep identificaram durante a madrugada a postagem nas redes sociais de um vídeo com uma suposta prova do Enem 2014. Esclarecemos que o conteúdo do vídeo é falso e a Polícia Federal já está apurando os responsáveis pela postagem que, quando identificados, serão punidos com o rigor da lei".

O vídeo, que mostra uma pessoa folheando uma suposta prova em branco, teria começado a circular nesta manhã, por meio do aplicativo de conversas Whatsapp. A prova desse ano recebeu o número recorde de 8,7 milhões de inscrições. Pela primeira vez em 2014 estão sendo utilizados detectores de metais em todo o País como medida antifraude. O objetivo é evitar que os alunos façam as provas munidos de aparelhos eletrônicos.

Apesar de ser um sucesso, o exame que possibilita aos estudantes acesso ao ensino superior por meio de bolsas do Prouni e cuja nota é usada por universidades de todo o País para selecionar alunos é alvo frequente de ações que visam a perda de sua credibilidade.

No ano passado, houve boatos sobre vazamentos de questões na véspera da prova, fato negado pelo governo, e em 2012, sobre o cancelamento do exame. As mensagens, porém, era de 2009, quando de fato a prova foi adiada após um caderno ter sido roubado da gráfica que imprimia o material.

Leia abaixo reportagem da Agência Brasil sobre a medida antifraude:

Mais de 17 mil detectores de metal serão usados no Enem

Mariana Tokarnia – Mais de 17,3 mil detectores de metal serão usados nos locais de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) neste final de semana. De acordo com o ministro da Educação, Henrique Paim, todos os locais de aplicação terão pelo menos um aparelho.

O objetivo é evitar fraudes. Os candidatos não poderão portar equipamentos eletrônicos durante a prova. Aqueles que o fizerem serão eliminados. No ano passado, 47 candidatos foram eliminados por publicarem fotos e textos nas redes sociais e por portarem eletrônicos.

"Será o mesmo processo do ano passado. Vamos fazer este ano com mais rigor. Qualquer tentativa de fraude será coibida, e aqueles que quiserem fazer isso têm que ter consciência de que podem ser eliminados", diz Paim.

Os detectores poderão ser usados a qualquer momento, como previsto no edital. Para os candidatos que têm algum impedimento de serem submetidos ao procedimento, como aqueles que utilizam marcapasso, deverão levar para o exame um laudo médico.

"O Enem é um exame que a cada ano vem se consolidando, e representa para cada jovem e pessoa, que participa, a experiência de ter acesso ao ensino superior e educação profissional", diz Paim, ressaltando que cresce a responsabilidade do Ministério da Educação (MEC) e Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) com a segurança e estabilidade do exame.

Neste ano, mais de 8,7 milhões de candidatos farão as provas em 1,7 mil cidades. Serão 17,3 mil locais de aplicação e 242,9 mil salas. As provas foram encaminhadas aos municípios em 74,3 mil malotes com lacre eletrônico, que registam o horário do fechamento do malote na gráfica e horário que foi aberto no local de aplicação da prova, aumentando a segurança.

Comente com o Facebook:

0 comentários:

Postar um comentário

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More