RÁDIO NOVA XUCURU - AO VIVO

VOCÊ FAZ O SUCESSO

VOCÊ FAZ O SUCESSO

BAIXE O APLICATIVO RADIOSNET E OUÇA A NOVA XUCURU EM TODO LUGAR; CLIQUE NA FOTO ABAIXO E SAIBA MAIS

segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

AS UTOPIAS DO "PERNAMBUCO 2035"

Com informações do Blog de Inaldo Sampaio -

Está pronto e foi apresentado ao governador João Lyra na última sexta-feira o plano estratégico “Pernambuco 2035”. Trata-se, como o próprio nome diz, de um projeto de longo prazo com as prioridades do Estado para os próximos 20 anos. Num país onde o “planejamento” nunca foi o forte dos governos, pensar Pernambuco pelas próximas duas décadas foi uma decisão acertada do então governador Eduardo Campos, porém há muito de utopia no relatório elaborado pelos consultores. 

Por exemplo: transformar Pernambuco num dos cinco melhores estados para se viver, aumentar a expectativa de vida dos pernambucanos em 11 anos, triplicar o PIB e fazer com que apenas seis entre cada 100 nativos estejam abaixo da linha de pobreza. É uma meta absolutamente inalcançável, utópica, irrealista, sabendo-se que há uma pobreza crônica na Zona da Mata que dura 500 anos. De qualquer sorte, é melhor a utopia do que não ter plano algum.

Quatro lá e quatro lá

Dava-se como certo, ontem, que o governador eleito Paulo Câmara (PSB) convidaria quatro deputados federais e quatro estaduais para o seu secretariado. A ser verdadeira a informação, o vereador Raul Jungmann (PPS), que é o 4º suplente, retornaria à Câmara Federal e o prefeito Geraldo Júlio ficaria livre do seu mais incômodo opositor. Afora isso, PC atenderia ao SD (Augusto Coutinho), PCdoB (Cadoca), PP (Fernando Monteiro) e ao próprio PPS (Jungmann).

Petrobras – Paulo Câmara encontrou-se sábado de manhã com o senador eleito Fernando Bezerra (PSB) para definir o futuro político do deputado Fernando Filho (PSB). O pai gostaria de vê-lo convidado para a Secretaria de Desenvolvimento Econômico. Mas havia receio na cúpula do PSB de que a encrenca da Petrobras pudesse respingar no ex-ministro da Integração.

Natal 1– O prefeito Geraldo Júlio reuniu sábado em Gravatá alguns amigos para um almoço de confraternização, entre eles os deputados Waldemar Borges (PSB) e Guilherme Uchoa (PDT).

Natal 2 – Após o almoço, o prefeito foi informado de que é o 2º mais popular de capital, no país, dos oito avaliados pelo “Vox Populi”, perdendo apenas para ACM Neto (Salvador).

Senado – Já se nota uma discreta disputa interna no PSB pelas duas vagas do Senado nas eleições de 2018. Uma teria sido prometida por Eduardo Campos ao governador João Lyra.

Distinção – Durante almoço de confraternização com petebistas, Armando Monteiro deixou claro qual será o seu papel a partir de janeiro de 2015: o “ministro” está pronto para “cooperar” com Paulo Câmara (PSB), disse ele, mas o “político” fará oposição ao governo.

Balanço – A prefeita Madalena Britto (PTB) reuniu assessores em Arcoverde, sexta passada, para avaliar 2014 e traçar as metas de 2015. O principal consultor da prefeitura desde a gestão do ex-prefeito e deputado federal eleito Zeca Cavalcanti (PTB) é o sociólogo José Arlindo.

Divisão – Dos 21 partidos que formaram a Frente Popular que elegeu Paulo Câmara, não mais que seis estarão representados no 1º escalão governamental que será anunciado hoje. Os outros serão acomodados no 2º, 3º e 4º escalões, como fez Eduardo Campos em seus dois governos. A diferença é que o “bolo” de 2010 teve que ser dividido com 14 partidos e o de 2014 terá que ser repartido com 21.

Mistério – Pelo menos até ontem, 16 dos 27 governadores eleitos já haviam anunciado os nomes, total ou parcialmente, dos seus futuros secretários, entre eles Geraldo Alckmin (SP), Luiz Fernando Pezão (RJ), José Ivo Sartori (RS) e Fernando Pimentel (MG). Pernambuco é um dos poucos Estados que costumam fazer mistério em torno de uma escolha que, a partir de hoje, será publica.

Comente com o Facebook:

0 comentários:

Postar um comentário

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More