RÁDIO NOVA XUCURU - AO VIVO

VOCÊ FAZ O SUCESSO

VOCÊ FAZ O SUCESSO

BAIXE O APLICATIVO RADIOSNET E OUÇA A NOVA XUCURU EM TODO LUGAR; CLIQUE NA FOTO ABAIXO E SAIBA MAIS

sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

PERNAMBUCO TEM DIA DE ENFRENTAMENTO À DENGUE E À FEBRE CHIKUNGUNYA

Com informações da FOLHA PE -

Este sábado (6) é o Dia D contra a dengue e a febre chikungunya, que além de provocarem sintomas parecidos, têm o mosquito Aedes aegypti como transmissor. O objetivo é mobilizar profissionais de saúde e cidadãos sobre os cuidados para evitar a proliferação das doenças, como não deixar recipientes abertos com água parada, além de reforçar as formas de tratamento para as enfermidades.

Em Pernambuco, o plano de contingência foi lançado em novembro, prometendo mais de R$ 6,6 milhões de investimento na compra de materiais, insumos e capacitação de profissionais. Cerca de cinco mil servidores, entre médicos, enfermeiros de hospitais e de Unidades de Pronto-Atendimento (UPA) e integrantes da Estratégia Saúde da Família (ESF), serão treinados.

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES), também serão distribuídos, à população e às unidades de saúde, 4,2 milhões de cartazes e fluxogramas de atendimento aos pacientes, de folders e filipetas explicativos sobre a chikungunya e a dengue, além de spots para veiculação em rádio nos municípios. Foram montados, ainda, 12 comitês regionais e um comitê central, com reuniões periódicas para avaliar a situação das doenças e os planos de atuação.

“Precisamos identificar os criadouros do mosquito aedes aegypti e fazer a eliminação. Essa é uma batalha que precisa da conscientização e da ação de toda a sociedade, já que a maioria dos focos do mosquito é encontrada dentro das casas”, frisa a coordenadora do Programa de Controle da Dengue e da Febre Chikungunya da SES, Claudenice Pontes, afirmando que os municípios contam com material para fazer a campanha do Dia D.

Dados
Até o momento, Pernambuco não registrou nenhum caso autóctone de chikungunya, ou seja, que tenha sido contraído no Estado. Contudo, foram notificadas 22 possíveis ocorrências, sendo duas confirmadas. A primeira foi a de um paciente infectado na República Dominicana e que se trata no Ceará. A outra, a de uma moradora de Petrolina, no Sertão pernambucano, que foi infectada na Bahia. Os demais deram negativo e continuarão sendo monitorados por três meses.

Já os casos de dengue chegaram a 16.743 notificações, até 15 de novembro, com 5.886 confirmações em 176 municípios. Em 2013, no mesmo período, foram notificados 17.024 casos, dos quais 4.481 foram confirmados. Já as ocorrências de dengue com agravamento chegaram a 108 notificações, em 2014, com 97 confirmações. No mesmo período do ano passado, foram 69 casos confirmados. O número de óbitos por dengue, por fim, chegou a 35, este ano, contra 48, até novembro de 2013.

Foto: Reprodução

Comente com o Facebook:

0 comentários:

Postar um comentário

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More