RÁDIO NOVA XUCURU - AO VIVO

VOCÊ FAZ O SUCESSO

VOCÊ FAZ O SUCESSO

BAIXE O APLICATIVO RADIOSNET E OUÇA A NOVA XUCURU EM TODO LUGAR; CLIQUE NA FOTO ABAIXO E SAIBA MAIS

sábado, 10 de janeiro de 2015

A SANGRIA DO IMPRESSO

Com informações do Blog do Magno Martins -

A mídia impressa vive uma crise latente. E não é de hoje! Vem se arrastando desde que a internet se consolidou como um dos mais importantes vetores da informação no País. Não há um só veículo de papel imune aos efeitos deste tsunami que varre o mundo.

A semana termina escancarando esse drama no Brasil. Primeiro, foi a Abril, em São Paulo, que entregou metade dos andares que ocupa e viu o busto do fundador Victor Civita ser removido. Após cortes de gastos e reestruturações em seus produtos editoriais, a editora Abril tem esvaziado andares de sua sede em São Paulo (SP).

Uma parte do prédio teria sido entregue a um fundo investidor do Banco do Brasil, dono do imóvel. O principal motivo para as mudanças teria sido a diminuição de operações na editora desde 2013, envolvendo desde a transferência de dez publicações para a Editora Caras até o fim da versão impressa da revista Info.

Em 2014, a editoria já havia dividido parte de suas atividades com o prédio localizado na Marginal Tietê, que pertence à Abril e não é alugado. Já o Estado de Minas demitiu 11 profissionais experientes. No caso mineiro, houve uma reação do Sindicato dos Jornalistas por ter misturado jornalismo e política, de forma tão explícita.

Agora, é o jornal Globo, uma das espinhas dorsais da mídia impressa, integrante do grupo mais poderoso de comunicação do Brasil nos dias atuais. Cortou 100 profissionais, dos quais 30 na redação. Entre os demitidos estão Fernanda Escóssia, ex-editora de 'País'; os colunistas Jorge Luiz ('Esporte'), Artur Xexéo ('Cultura') e Agostinho Vieira ('Meio Ambiente'), além da ex-editora de 'Rio', Angelina Nunes.

Até quando o impresso vai resistir no Brasil? Fala-se em cinco anos e os mais céticos em, no máximo, três anos. Tudo porque as pessoas passaram a buscar informações pelos meios digitais. A leitura de jornais diariamente é hábito de apenas 6% das pessoas (25% dizem ler um jornal por semana) e 7% costumam ler revistas semanais.

Já a internet, segundo estudo recente divulgado pelo Palácio do Planalto, é o meio de comunicação que mais cresce entre os brasileiros. Um quarto da população já acessa a rede diariamente: de segunda a sexta-feira, com uma intensidade média de 3h39 minutos, e durante 3h49 nos finais de semana.

Os usuários estão concentrados na faixa etária de até 25 anos, com 77% do total de entrevistados e predominância entre moradores das grandes cidades e pessoas com renda mais alta e maior escolaridade. A maioria dos usuários (84%) acessa a internet pelo computador, mas 40% também usam o celular para entrar na rede.

Pelos números, infelizmente é uma questão de tempo para que a crise da mídia impressa no mundo desenvolvido varra o Brasil e os demais mercados emergentes, como previu a jornalista inglesa Tina Brown, editora-chefe da revista Newsweek, em recente palestra no Brasil.

CÉREBROS – Depois dos médicos de Cuba, o Brasil se prepara para trazer mão de obra qualificada do Exterior. A Secretaria de Assuntos Estratégicos, a SAE, está concluindo estudo para importar cérebros da Itália, Portugal e Espanha. O objetivo é reforçar áreas com carência interna e replicar o conhecimento, como no setor de petróleo. Hoje, apenas 0,3% da população brasileira é formada por estrangeiros.

Se a moda pega...– A nova onda no Alvorada é a dieta Ravenna. Dilma está consumindo 800 calorias/dia e a receita já foi adotada pelos ministros Miriam Belchior (futura presidente da CEF), José Eduardo Cardozo (Justiça), Eleonora Menicucci (Mulheres) e Kátia Abreu (Agricultura), revela Ilimar Franco.

Patriota terá adversário? – O mandato do prefeito de Afogados da Ingazeira, José Patriota (PSB), está chegando ao fim na presidência da Amupe e já há eleição convocada para renovação da diretoria em 10 de fevereiro. O socialista quer a reeleição, mas ainda depende do seu partido fechar questão em torno do seu nome. Na oposição, pelo menos até agora não surgiu ninguém para incendiar a disputa.

Mutirão da limpeza – Ao lado do secretário de Transportes, Sebastião Oliveira, o governador Paulo Câmara acompanha, hoje, a partir das 7h30m, uma operação de limpeza e tapamentos de buracos da PE-15, entre o viaduto da Pan Nordestina ao entroncamento da BR-101, em Abreu e Lima. O mutirão terá duração de 15 dias, segundo o secretário.

Crise do leite – Empossado, ontem, na presidência da Codeam, o prefeito de Inajá, Leonardo Martins (PSDB), já pediu ao governador Paulo Câmara (PSB) e ao secretário de Agricultura, Nilton Mota, uma reunião com todos os prefeitos e representantes dos produtores para discutir a gravíssima crise que atinge a bacia leiteira do Agreste Meridional.

CURTAS

NADA CONSTA – O administrador de Fernando de Noronha, Reginaldo Valença, encaminhou, ontem, ao blog, uma certidão do TCE informando que não existe nenhum tipo de pendência em relação às contas da ilha, conforme levantou a lebre o conselheiro distrital Ailton Júnior.

ASSESSOR – Chefe de gabinete do ex-governador João Lyra Neto, o radialista Rubens Júnior foi nomeado, ontem, assessor especial da deputada Raquel Lyra (PSB), que tem projeto para disputar a Prefeitura de Caruaru em 2016. Rubens é com camarada!

Perguntar não ofende: Quando o governador Paulo Câmara vai encarar o drama da BR-232?

'Não te glories na presença do rei, nem te ponhas no lugar dos grandes'. (Provérbios 25-6)

Comente com o Facebook:

0 comentários:

Postar um comentário

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More