RÁDIO NOVA XUCURU - AO VIVO

VOCÊ FAZ O SUCESSO

VOCÊ FAZ O SUCESSO

BAIXE O APLICATIVO RADIOSNET E OUÇA A NOVA XUCURU EM TODO LUGAR; CLIQUE NA FOTO ABAIXO E SAIBA MAIS

domingo, 15 de fevereiro de 2015

CENTENAS DE FOLIÕES DESFILAM COM FANTASIAS DE PAPANGUS EM BEZERROS, PE

Com informações do FOLHA PE -

Bezerros, no Agreste do Estado, amanheceu vestida com as cores e ritmos da alegria neste domingo (15). Milhares de pessoas vieram prestigiar o Carnaval dos Papangus, que este ano, veio recheado de atrações culturais e artísticas. No entanto, o ponto alto do dia, acontece pela manhã com o concurso dos papangus. 


Centenas de foliões vão desfilar e a melhor fantasia será julgada levando em consideração a tradição e a evolução em três modalidades: individual, dupla e grupo. A premiação do primeiro colocado é de dois mil reais. Hoje, acontece apenas a disputa da categoria adulto. As categorias infantil e infanto-juvenil serão na manhã da terça-feira (17) de carnaval. O concurso acontece na Palco 3, situado na Praça Centenária e as inscrições são gratuitas. 

Com o calorão que faz em Bezerros é comum ver as pessoas disputando vagas na sombra ou tirando a camisa. Para abrandar a sensação da alta temperatura combinada com a grande quantidade de pessoas, é costume dos carnavais de rua do Interior a utilização de banhos de mangueira através de carros-pipa. Devido a estiagem, a organização do Carnaval de Bezerros decidiu adaptar o método sem abolir a tradição. Os equipamentos de banho no QG Central do Frevo, situado na Praça Matriz, foram modificados. Ao invés de água serão usados vaporizadores para economizar. O sistema continua o mesmo, um caminhão-pipa, por trás do palco, armazena a água que será jogada no QG do Frevo.

“Em proporção bem menor porque são sete exaustores mínimos que por dia devem gastar aproximadamente 60 litros de água. No sistema antigo eram gastos cerca de dois mil litros. Ou seja, a economia será grande”, contou o secretário de Turismo do município, Breno Borba. No ano passado foram gastos, em média, oito carros-pipa por dia. A nova estrutura vai reduzir esse número para apenas um carro ao dia. Bezerros é abastecida pela Barragem do Jucazinho que conta, atualmente, com 12% da sua capacidade.

Tradição

Os papangus são a grande tradição do carnaval de Bezerros. São foliões que se fantasiam utilizando um lençol ou algum tecido que envolva todo o corpo e uma máscara, de modo que seja inviável sua identificação. Segundo moradores mais antigos do município, a brincadeira começou quando um grupo de homens casados resolveu se fantasiar desse modo, impedido que fossem identificados e assim suas esposas e parentes não tinham como saber o que eles haviam “aprontado” nos dias de festa. “Eles fazem de tudo para não serem reconhecidos, nem falam para não serem descobertos pelo tom da voz”, detalhou o aposentado, João Nepomuceno. No ano seguinte mais foliões aderiram a “moda” que hoje é símbolo do carnaval de Bezerros.

Programação

A Folia do Papangu 2015 terá atrações que vão do legítimo frevo ao forró pé de serra, inovação que contagia a população e turistas. São quatro polos de animação, sendo o Palco principal da Rua da Matriz, Palco Cultural ao lado da Praça Duque de Caxias, Palco 3 ao lado da Praça Centenária no corredor da folia e o Forró do Papangu com nomes consagrados do pé serra e frevo sanfonado.

Confira a programação desse domingo:

Domingo – 15/02

Palco 1 – Rua da Matriz (QG do Frevo)
10:00 – Banda Som Brasil
12:00 – Henrique Barbosa
15:00 – Elifas Jr.
17:00 – Banda Só na Marosidade
19:00 – Banda Santa Clara
21;00 – Banda dos Bossas
23:00 – Banda Timbaxé

Palco Cultural (Praça Duque de Caxias)
10:00 – Josildo Sá
12:00 – Eduardo Veloso
14:00 – Orquestra Henrique Dias
16:00 – Benil
18:00 – Orquestra Cônego Alexandre Cavalcanti

Palco 3 (Praça Centenária)
10:00 – Concurso dos Papangus
12:00 – Orquestra Frevo e Companhia
15:00 – Orquestra Frevoé
17:00 – Lucas Silva

Polo São Sebastião
09:00 – Orquestra Super Oara
13:00 – Orquestra Frevoé

Polo Forró do Papangu (Rua da Matriz)
10:00 – Carlinhos Melo
12:00 – Zezé e Zezita
14:00 – Rinaldo Xavier
16:00 – Zé Edvaldo
18:00 – Pau no Xote
20:00 – Garotos do Forró
22:00 – Dedinho e Seu Regional

Comente com o Facebook:

0 comentários:

Postar um comentário

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More