RÁDIO NOVA XUCURU - AO VIVO

VOCÊ FAZ O SUCESSO

VOCÊ FAZ O SUCESSO

BAIXE O APLICATIVO RADIOSNET E OUÇA A NOVA XUCURU EM TODO LUGAR; CLIQUE NA FOTO ABAIXO E SAIBA MAIS

terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

DESPRESTÍGIO DOS PARTIDOS POLÍTICOS

Com informações do Blog de Inaldo Sampaio -

Pesquisa do Datafolha divulgada no final de semana revela que 71% dos brasileiros não têm preferência por partido político. Isso é a prova mais robusta da fragilidade e desprestígio da democracia representativa. O PT, que governa o Brasil há 12 anos, é o partido preferido por 12% dos brasileiros, ao passo que o PSDB, principal partido de oposição, tem a preferência de 5%. Uma das causas desse desprestígio é a falta de sintonia entre a pauta da sociedade e a dos partidos que dizem representá-la, sem falar na divisão que há em quase todos eles. 

Como explicar, por exemplo, que Dilma tenha sido reeleita com 52% dos votos válidos e o partido a que pertence tenha a preferência de, apenas, 12% da população? Isso também é a prova de que o brasileiro não vota nos partidos e sim nas pessoas. Isso poderia ser enfrentado com uma substancial reforma em nosso sistema político, partidário e eleitoral. Mas começar por onde?

A divisão nos partidos

Dos partidos que têm estrutura em Pernambuco, apenas o PTB, liderado pelo ministro Armando Monteiro, não se subdivide em alas. O PSB tem uma corrente a favor de Dilma e outra contra, o PDT tem a ala de Paulo Rubem e a de Wolney Queiroz, o DEM a de Mendonça Filho e a de Priscila Krause, o PR a de Anderson Ferreira e a de Sebastião Oliveira e o PSDB a de Daniel Coelho e a de Bruno Araújo. Até o PSOL tem duas alas: a de Edilson Silva e a de José Gomes.

Abacaxi – Está sob a relatoria do ministro José Múcio (TCU) o processo que apura a concessão, pelo Banco do Brasil, de um empréstimo de 2,7 milhões à empresa Torke, Empreendimentos e Participações Ltda da apresentadora de TV Val Marchiori. O empréstimo foi autorizado, contra parecer técnico do próprio BB, por Aldemir Bendine, então presidente e hoje à frente da Petrobras.

PDT 1 – Wolney Queiroz (PDT) nega a existência de acordo com Paulo Rubem pelo qual a direção estadual do partido, ora seu comando, não interferirá na eleição do Recife em 2016.

PDT 2 – Wolney afirma também que a orientação do partido é pelo lançamento de candidato próprio a prefeito nas 27 capitais do país, mas não isso será resolvido aqui e sim pela nacional.

Partido – O deputado Anderson Ferreira (PR) está coletando assinaturas em Pernambuco para a criação do MB (Muda Brasil), partido que tem as digitais do ex-deputado Valdemar Costa Neto.

Ligação – Gonzaga Patriota já deu várias entrevistas sobre o projeto de sua autoria sugerindo a construção de um canal de 200 km para ligar o rio Tocantins ao São Francisco. Esse canal impediria a falta d’água no Nordeste para movimentar as hidrelétricas do sistema Chesf.

Redução – Quando se chamava PFL, o DEM chegou a ter na Câmara Federal 110 deputados. Hoje tem apenas 24, número insuficiente, diz o deputado Alberto Fraga (DF), até para pedir verificação de quórum. Há quem defenda sua fusão com o PSDB, mas a tese não vai prosperar.

Adeus – Morreu ontem em Petrolina aos 73 anos de idade, vítima do Mal de Alzheimer, o ex-prefeito de Riacho das Almas João da Cruz Cavalcanti (1993-1996). Antes de eleger-se prefeito ele foi interventor no município nomeado por Miguel Arraes. Posteriormente foi diretor da Ceasa e vice-prefeito (2005-2009). Era um homem simples e bom. E um gestor público probo e trabalhador.

Comissão – Não saiu ainda do papel uma proposta feita por Marco Maciel (DEM), no Senado, no início de 2009: a criação de uma comissão especial com representantes dos três poderes para preparar as comemorações do bicentenário da independência (2022). Maciel, por estar doente, não assistiu ontem à noite à palestra que o ex-senador Pedro Simon (PMDB-RS) fez no Recife para empresários do Lide.

Comente com o Facebook:

0 comentários:

Postar um comentário

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More