RÁDIO NOVA XUCURU - AO VIVO

VOCÊ FAZ O SUCESSO

VOCÊ FAZ O SUCESSO

BAIXE O APLICATIVO RADIOSNET E OUÇA A NOVA XUCURU EM TODO LUGAR; CLIQUE NA FOTO ABAIXO E SAIBA MAIS

terça-feira, 24 de março de 2015

PERNAMBUCO TEM 44 CIDADES EM SITUAÇÃO DE RISCO DE EPIDEMIA DE DENGUE

Com informações do DIARIO DE PE -

A situação dos municípios pernambucanos no combate à dengue não é das melhores. Essa realidade, já alertada pela Secretaria Estadual de Saúde, voltou a ser destaque ontem no boletim do Ministério da Saúde. Quarenta e quatro dos 178 municípios que encaminharam informações sobre o mês de janeiro para Brasília receberam a classificação “de risco”. Ou seja, eles tinham mais de 3,9% dos imóveis com larvas de mosquitos. 

O mapa inclui cidades do Sertão do Araripe à Região Metropolitana do Recife (RMR). Custódia, São José doEgito, Surubim e Inajá ocupam as primeiras colocações no ranking de criadourosdo mosquito transmissor da doença. Os quatro municípios apresentavam índices acima dos 11%, registrando-se em Custódia 15,6%. Na RMR, apenas Camaragibe figurou entre as cidades sob “risco”. 

Em todas elas, repetindo-se o mesmo nas 44 classificadas na faixa estado de alerta, despontam como motivos para o surgimento de larvas o acúmulo de lixo e o armazenamento inadequado de água, o que indica, no mínimo, duas possíveis falhas nas ações de combate ao Aedes aegypti. De um lado, campanhas educativas ineficazes. E, por outro, parcela da população sem a consciência de ser também sua a responsabilidade pelo controle do problema. Sem a superação de tais pontos, a peleja contra o mosquito terá  sempre flancos abertos. Não vale culpar o inseto.

Faltou pouco

Ficou evidente no mapa da dengue que Pernambuco possui uma das melhores redes de informação sobre a doença do país. Dos 1.844 municípios brasileiros que enviaram levantamentos para o Ministério da Saúde, 9,65% eram pernambucanos. Apenas quatro prefeituras do estado não fizeram isso.

Combinação dispensável 

De tão antigo, o excesso de fios no Recife virou elemento da paisagem. Em dias nublados como ontem as cores escuras das redes de eletricidade, de telefonia, de internet e de TV a cabo compunham um tom sobre tom com o céu acinzentado. Que o diga o cruzamento da Rua da Soledade com a Avenida Conde da Boa Vista.

Nevoeiro aqui...

A queda na temperatura, na madrugada e começa da manhã de ontem, deixaram os bairros de Piedade, Prazeres, Cajueiro Seco e Guararapes, em Jaboatão, embaixo de um forte nevoeiro. À distância, motoristas vindos do Litoral Sul e do Recife, imaginavam ser fumaça de incêndio. Ficavam surpresos “ao cair” nas nuvens.

...Poeira acolá

No mesmo horário, o nevoeiro a cobrir a Avenida Conselheiro Aguiar, em Boa Viagem, tinha origem diferente. Era a poeira levantada pelos carros que trafegavam sobre o asfalto escavacado por obras entre as ruas Padre Bernardino Pessoa e a Dona Benvinda de Farias. Vidros tinham que estar suspensos.

Mutirão da espera

Enquanto a Secretaria de Administração negociava o pagamento aos prestadores de serviço da área de limpeza, a direção do Hospital Agamenon Magalhães precisou agir. Montou mutirões para coleta do lixo que se acumulava nos corredores e banheiros da unidade desde o início da semana, conforme denunciou esta coluna.

Vagas de luxo

Bem sabem os motoristas e os motoqueiros da cidade que qualquer recanto salva na hora de estacionar. Nenhum pedaço se perde sob a nova alça do Viaduto Capitão Temudo, no bairro do Cabanga. Dizem que ali as vagas são de luxo por estarem bem localizadas e cobertas. Livres do sol e da chuva.

Comente com o Facebook:

0 comentários:

Postar um comentário

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More