RÁDIO NOVA XUCURU - AO VIVO

VOCÊ FAZ O SUCESSO

VOCÊ FAZ O SUCESSO

BAIXE O APLICATIVO RADIOSNET E OUÇA A NOVA XUCURU EM TODO LUGAR; CLIQUE NA FOTO ABAIXO E SAIBA MAIS

quinta-feira, 2 de abril de 2015

ATÉ O NE REPROVA DILMA

Com informações do Blog do Magno Martins -

A pesquisa do Ibope, que confirmou, ontem, a baixa popularidade do Governo Dilma, deve ter acendido a luz amarela no Palácio do Planalto por um motivo muito especial: nem o Nordeste, seu sustentáculo anterior à crise, consegue mais compensar a desidratação da gestão nas regiões mais desenvolvidas.

Em tempos não muito distantes, Dilma chegou a bater a casa dos 80% em aprovação no Nordeste, região que garantiu sua reeleição, superando os percentuais que Aécio Neves obteve no Sul e Sudeste. Hoje, de acordo com o levantamento do Ibope, apenas 34% dos nordestinos se apresentam satisfeitos com o Governo.

No Sul e Sudeste, Dilma tem as menores taxas de aprovação, algo em torno de 8%, enquanto a média geral se situa em 12%. Há salvação ainda para o seu Governo? Difícil acreditar, porque diferente da crise que Lula viveu em 2005, no auge do mensalão, quando a economia estava sob o controle, agora degringolou.

Dilma perdeu todas as condições para reverter este cenário, a não ser que ocorra um milagre, que não virá da política, que não é a praia dela, mas da economia. Os indicadores econômicos são os mais negativos, gerando um clima de pessimismo em geral na sociedade.

Os indicadores da atividade industrial apontados, ontem, pelo Ibope, com uma redução de quase 10% da produção no País, confirmam isso. O Ibope aponta que apenas 12% aprovam o governo da presidente petista, contra 64% de reprovação. Impressionantes 74% dizem não confiar em Dilma.

O desprestígio, como atestou ontem Josias de Souza, é tamanho que suscita uma dúvida: a que temperatura madame irá ferver? Dilma, segundo ele, sempre entrou em ebulição a baixas temperaturas. Agora, é intimada pela conjuntura a levar seu temperamento mercurial ao freezer.

A combinação de três crises — econômica, ética, política e de credibilidade — testa a capacidade de autocontrole de Dilma. Sem sangue-frio, é grande a tentação de recuar no inevitável ajuste nas contas públicas.

SECA BRABA– O ministro da Integração, Gilberto Occhi, informa que 56 cidades no Nordeste estão em situação de "colapso" no abastecimento de água. Segundo ele, mesmo após as chuvas, a situação dos reservatórios na região ainda é bastante crítica, com ocorrências de racionamento no fornecimento de energia e colapso em vários municípios. Em algumas cidades, a população tem serviço de abastecimento de água a cada 15 dias.

Ciumeira braba– Há uma briga surda nos bastidores do Congresso entre o líder do DEM na Câmara, Mendonça Filho, e o líder da Minoria, Bruno Araújo (PSDB), tudo por espaço na mídia nacional. Sabendo que vem levando desvantagem frente ao oponente, o tucano já fez panelaço da tribuna e exibiu, no som de um gravador, uma fala de Dilma sobre a promessa de não aumentar a conta de energia. Mesmo assim, segundo o termômetro político do salão verde, ainda está atrás do democrata. Léguas, dizem!

Salvando Dilma– O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Marco Aurélio Mello, diz que a Constituição prevê que um presidente não pode ser investigado por atos alheios a seu mandato enquanto cumpre sua gestão. "De início a Constituição veda a responsabilização", disse. Explicou que "o que se quer com essa cláusula é proteger em si o cargo. Já está tão difícil governar o País, imagine então se nós tivermos um inquérito aberto contra a presidente da República?", questionou o magistrado.

Chiadeira– Renan Calheiros tem desabafado para integrantes de seu grupo sobre o tratamento que recebe da presidente Dilma. Numa conversa teria dito que “depois de 30 anos de carreira vou ser independente, ficar do lado da opinião pública”. Na sua visão, o vice Michel Temer fez três ministros (Eliseu Padilha, Edinho Araújo e Helder Barbalho), a presidente Dilma dois (Eduardo Braga e Kátia Abreu) e ele tem apenas um, Vinicius Lages do Turismo, que será substituído por Henrique Alves.

André para o Senado– No PSD, partido aliado do Governo Paulo Câmara, o nome do secretário de Cidades, André de Paula, já é cogitado nos bastidores para uma eventual disputa de senador em 2018. A lógica é a seguinte: são duas vagas e como ao PSB caberá uma, a outra será de indicação de um dos partidos que irão compor a chamada Frente Popular, abrindo ai uma chance para o PSD ser o contemplado.

CURTAS

COLAPSO– É preocupante o colapso das reservas hídricas do Nordeste. Segundo levantamento do Ministério da Integração, os dois maiores reservatórios da região, o lago de Sobradinho e o lago de Itaparica estão, respectivamente, operando com apenas 18,64% e 14% da sua capacidade.

TRAIÇÃO– Senadores do Nordeste acusam os do Norte de traição. Eles queriam votar a convalidação dos incentivos fiscais de seus estados. E citaram o apoio que deram à prorrogação pelo prazo de 50 anos dos incentivos à Zona Franca de Manaus.

Perguntar não ofende: Em crise política e econômica, como o Governo vai retomar as obras paradas no Nordeste, como a Transposição e a Ferrovia Transnordestina?

Comente com o Facebook:

0 comentários:

Postar um comentário

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More