RÁDIO NOVA XUCURU - AO VIVO

VOCÊ FAZ O SUCESSO

VOCÊ FAZ O SUCESSO

BAIXE O APLICATIVO RADIOSNET E OUÇA A NOVA XUCURU EM TODO LUGAR; CLIQUE NA FOTO ABAIXO E SAIBA MAIS

terça-feira, 21 de abril de 2015

DOIS MORREM E 10 MIL SÃO AFETADOS POR TORNADO EM SANTA CATARINA

Com informações do R7 -

Um tornado atingiu a cidade de Xanxerê, região oeste de Santa Catarina, por volta das 15h30 desta segunda-feira (20). Segundo a Defesa Civil do Estado, 10.000 foram afetados. Duas pessoas morreram após a passagem da forte ventania que atingiu outras 12 cidades com menor impacto. Os mortos foram identificados como o casal Deomir e Alcimar Sutir, que tentavam socorrer os filhos.

Ao menos 60 pessoas ficaram feridas e foram encaminhadas ao Hospital São Paulo e demais hospitais da região. Há casos de amputações de membros. 

A Defesa Civil Estadual contabilizou ao menos 1.000 desabrigados. Ainda não foi feita a contabilização do número de desalojados, que são as pessoas que estão fora de casa, mas poderão retornar aos seus lares

Segundo o Corpo de Bombeiros de Santa Catarina, 2.600 edificações sofreram algum tipo de dano, algumas delas foram completamente destruídas. 

Ainda conforme informações do Corpo de Bombeiros, o tornado provocou a derrubada de cinco torres de transmissão da Celesc (Centrais Elétricas de Santa Catarina S.A) em Xanxerê, deixando pelo menos outras 26 cidades sem energia elétrica. A estimativa é de que ao menos 150.000 residências estejam sem energia elétrica. Xanxerê ficou completamente no escuro. Equipes de três municípios trabalham na reconstrução das torres.

O fenômeno afetou principalmente a parte central de Xanxerê, que tem cerca de 47 mil habitantes, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia Estatística). Entre as demais cidades atingidas, estão Concórdia, Chapecó, e São Miguel do Oeste e Ponte Serrada

Força dos ventos 

Ronaldo Coutinho, engenheiro agrônomo do Climaterra, afirma que os ventos do tornado chegaram a 200 km/h. O temporal destelhou e partiu residências, arrancou árvores e fios elétricos e deixou as ruas repletas de destroços. De uma das igrejas mais antigas não sobrou nem o telhado. 

O ginásio de esportes Ivo Sguissardi, o principal da cidade, desmoronou. Crianças faziam atividade física no local quando a ventania chegou, mas elas conseguiram fugir. Dezenas de veículos ficaram destruídos.

Segundo informações da Defesa Civil, sete bairros estavam no caminho do tornado, que deixou um rastro de destruição.

Xanxerê ainda sofre com problemas no abastecimento de água, energia e sinal de telefonia. Segundo a Secretaria de Estado da Defesa Civil, profissionais das empresas de fornecimento desses serviços, já trabalham para o restabelecimento dos produtos .

Segundo a assessoria de imprensa da Secretaria de Estado da Defesa Civil, o governador Raimundo Colombo (PSD) chegou ao município de helicóptero na manhã desta terça-feira (21).

Junto ao secretário-adjunto do estado da defesa civil, Rodrigo Moratelli, Colombo acompanha o levantamento dos estragos causados e a prestação de socorros.

Socorro

O Estado encaminhou para a região equipes do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil. A Prefeitura organizou abrigos para mais de 500 famílias. Os feridos foram atendidos no Hospital São Paulo e parte foi transferida para cidades vizinhas. Há uma força-tarefa para levantar lonas, agasalhos e geradores de energia para as unidades de saúde.

Foto: Reprodução

Comente com o Facebook:

0 comentários:

Postar um comentário

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More