RÁDIO NOVA XUCURU - AO VIVO

VOCÊ FAZ O SUCESSO

VOCÊ FAZ O SUCESSO

BAIXE O APLICATIVO RADIOSNET E OUÇA A NOVA XUCURU EM TODO LUGAR; CLIQUE NA FOTO ABAIXO E SAIBA MAIS

quinta-feira, 14 de maio de 2015

"MAIS MÉDICOS" EM PERNAMBUCO TEM TODAS AS VAGAS OCUPADAS POR BRASILEIROS

Com informações do NE10 -

O último edital do programa "Mais Médicos" teve todas as suas vagas preenchidas por profissionais brasileiros no estado de Pernambuco. Todas as 313 vagas restantes foram ocupadas por médicos brasileiros com diplomas de medicina emitidos no exterior.

No total, Pernambuco terá 980 médicos atendendo através do programa do Governo Federal, responsável por dar assistência para 63 milhões de brasileiros que antes não contavam com médico na Unidade Básica de Saúde. Isso significa que não foi necessária a convocação de profissionais estrangeiros para realizar o atendimento no Estado.

“Estamos positivamente surpresos com a participação dos brasileiros nesta fase. Conseguimos preencher 100% das vagas apenas com médicos brasileiros, sendo 91% com registro no Brasil e 9% formados no exterior. Dessa forma, vamos conseguir ampliar a assistência em saúde, principalmente nas áreas de maior carência do país, de 50 milhões para 63 milhões de pessoas. O resultado da presença desses profissionais será uma Atenção Básica de mais qualidade para a população brasileira”, disse o ministro da Saúde, Arthur Chioro.

A seleção de médicos brasileiros formados no exterior foi realizada após a admissão dos profissionais brasileiros com registro no país, que tiveram prioridade para escolher o município de destino.

Das 4.139 oportunidades ofertadas em 1.289 municípios e 12 DSEI, os médicos com CRM Brasil preencheram 3.752 vagas, o equivalente a 90,7% do total ofertado pela iniciativa este ano. Essa foi a maior adesão de brasileiros desde o início do Programa. Em relação às cidades, 1.211 municípios e seis distritos indígenas atraíram médicos nas três primeiras chamadas.

Em Pernambuco, os 313 novos médicos vão reforçar a assistência em 82 municípios. Com isso, serão 980 profissionais do Mais Médicos atuando em 157 municípios.

A próxima fase da seleção para os profissionais graduados fora do Brasil é o período de "acolhimento nacional", que dura três semanas e é realizado em Brasília.

Nessa fase, os médicos recebem aulas e são avaliados. Só podem participar do Mais Médicos os profissionais que forem aprovados na avaliação realizada durante esta fase.

A avaliação acontece entre os dias 5 e 26 de junho deste ano.

EXPANSÃO DO PROGRAMA - Este ano, o Mais Médicos priorizou os municípios com maior vulnerabilidade social e econômica, além de integrar os que já contavam com vagas do Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica (Provab). O Nordeste foi a região com o maior número de novas vagas, com abertura de 1.807 novas oportunidades. O Sudeste solicitou 1.024 médicos, seguido do Sul (523), Centro-Oeste (396) e Norte (389).

A previsão é que a cada trimestre o Ministério da Saúde lance novas chamadas para os postos abertos em decorrência de desligamentos. Os próximos editais estão marcados para meses de julho e outubro deste ano e janeiro de 2016. As seleções contemplarão as eventuais vagas referentes aos médicos que desistirem nas etapas anteriores.

Foto: Reprodução

Comente com o Facebook:

0 comentários:

Postar um comentário

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More