RÁDIO NOVA XUCURU - AO VIVO

VOCÊ FAZ O SUCESSO

VOCÊ FAZ O SUCESSO

BAIXE O APLICATIVO RADIOSNET E OUÇA A NOVA XUCURU EM TODO LUGAR; CLIQUE NA FOTO ABAIXO E SAIBA MAIS

quarta-feira, 6 de maio de 2015

SUSPEITA DE ZIKA EM PERNAMBUCO

Com informações da Folha PE -

O Zika Vírus pode ter chegado a Pernambuco. É o que credita o professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e membro do Comitê Técnico de Dengue e Chikungunya do Ministério da Saúde, o médico Carlos Brito. Para o especialista, os achados da doença na Bahia há uma semana, devem se repetir no Estado. Brito está à frente de uma investigação sobre o novo vírus que tem levado pacientes a votarem as emergências, com sintomas mais brandos que os da dengue. O resultado da pesquisa deve sair em até 30 dias. 

Apesar da hipótese da zika ser a mais forte, ainda serão consideradas no estudo os vírus da chikungunya, oropouche, mayaro e até uma variação de algum dos tipos da dengue.

“Em paralelo à epidemia da dengue há outra doença com características diferentes. Não em febre, só tem manchas a pele. Há dor articular fraca , às vezes, um pouco de inchaço nas articulações. Também há relato de vermelhidão dos olhos como se fosse uma conjuntivite. Essa forma de apresentação, para mim, evidencia que não é dengue. Remete ao Zika”, disse Brito.

O especialista está trabalhando com uma amostra de 300 pessoas que apresentaram os sintomas da virose. Os voluntários são pacientes que deram entrada no hospital particular Santa Joana nos últimos dias. Tiveram amostras de sangue coletadas e o material foi encaminhado para a Fiocruz Pernambuco onde será feito o isolamento do vírus no sangue, o reconhecimento do DNA e dois testes de sorologia.

Mosquitos - A Fiocruz Pernambuco vai iniciar a identificação viral dos mosquitos do Aedes Aegypt, vetor transmissor da dengue, chikungunya e zika, mas que também pode transmitir o oropouche e mayaro. Os pesquisadores estão aguardando que o Governo do Estado envie as amostras para análise - a expectativa é de que sejam enviados ainda nesta quinzena. A equipe já realizou uma investigação sobre a entrada de vírus novo em São Lourenço da Mata portos, aeroportos e rodovia no período da Copa do Mundo de Futebol, mas não identificou nada atípico. 

Foto: Reprodução

Comente com o Facebook:

0 comentários:

Postar um comentário

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More