RÁDIO NOVA XUCURU - AO VIVO

VOCÊ FAZ O SUCESSO

VOCÊ FAZ O SUCESSO

BAIXE O APLICATIVO RADIOSNET E OUÇA A NOVA XUCURU EM TODO LUGAR; CLIQUE NA FOTO ABAIXO E SAIBA MAIS

sexta-feira, 6 de novembro de 2015

PERNAMBUCO REATIVA TRÊS USINAS E GERA 12 MIL EMPREGOS EM PLENA CRISE

Com informações do G1 PE -

Fechada há 2 anos em Timbaúba, Cruangi foi reaberta em setembro e empregou 3 mil pessoas (Foto: Divulgação / COAF)Desativados há pelo menos um ano, os moinhos de três usinas pernambucanas voltaram a moer nesta safra de 2015. Eles foram reativados nos últimos dois meses, justamente no auge da crise econômica que tem derrubado as perspectivas de crescimento e fechado indústrias em todo o país. 

Parecia arriscado, mas o negócio deu mais do que certo. Ao todo, já foram produzidos mais de seis milhões de litros de etanol, 800 toneladas de mel e três de açúcar. A expectativa é que, ao final do ano, cada unidade fature pelo menos R$ 30 milhões. Situadas na Zona da Mata, as usinas já geraram 12 mil empregos diretos e indiretos e foram uma das principais responsáveis pela boa colocação de Pernambuco no último ranking do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged): o estado foi apontado como o maior gerador de vagas do Brasil em setembro. 

Com uma grande produção de açúcar e etanol, os negócios ainda devem ampliar os bons resultados da produção industrial pernambucana, que cresceu acima acima da média nacional. “Estamos quebrando paradigmas, porque dizem que usina que fecha não abre mais e 80 unidades industriais fecharam no Brasil nos últimos cinco anos”, diz Alexandre Andrade Lima, presidente da Cooperativa do Agronegócio dos Fornecedores de Cana de Pernambuco (Coaf), que reabriu as usinas de Cruangi e Pumati. 

Foi justamente a crise que possibilitou a reabertura. “Enquanto outros estados fecham, nós abrimos. E abrimos na hora certa. Havia um milhão de toneladas de cana sobrando na região e o preço do açúcar reagiu, porque a safra da Índia quebrou. Agora, estamos moendo fila atrás de fila e já estamos exportando até para a Europa”, comemora Gerson Carneiro Leão, sócio da usina Pedroza.

A economista Amanda Aires confirma que o setor canavieiro tem muito a lucrar, mesmo nesta situação de crise. “Este momento é vantajoso porque que as usinas podem exportar mais açúcar e também podem produzir álcool, já que a gasolina está muito cara e o álcool pode substituí-la. É um setor que pode se beneficiar dos dois lados: no câmbio e na venda doméstica”, afirma. 

“As usinas voltaram a ter um cenário positivo por causa do aumento da gasolina, mas Pernambuco também é muito forte no setor de açúcar e de seus derivados. Muito da produção pernambucana vai para outros estados e isso gera bons lucros”, reforça Thobias Silva, economista da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Pernambuco (Fiepe).

Em dois meses, usinas já produziram seis milhões de litros de etanol. Com alta da gasolina, produto está valorizado em todo o Brasil e é vendido para vários estados do Nordeste.
Apesar de tantas possibilidades de lucro, não foi isso que fez os pernambucanos reativarem suas usinas. 

Tanto que a Cruangi e a Pumati funcionam em sistema de cooperativa. A Coaf explica que a ideia surgiu quando os canavieiros ficaram sem ter para onde levar a cana colhida na Zona da Mata por causa da desativação de diversas usinas brasileiras. “Eles estavam impossibilitados de continuar no trabalho. 

Muitos já estavam até desistindo da atividade”, explica Alexandre de Andrade Lima. “Mas não podíamos deixar nossos fornecedores quebrarem”, completa Gerson Carneiro Leão, lembrando que quase um milhão de toneladas de cana já estava retido na região.

Para resolver esse problema, a Coaf implantou um modelo de cooperativa nas usinas Cruangi e Pumaty, situadas nos municípios de Timbaúba e Joaquim Nabuco, respectivamente. “Elas fecharam há dois pela impossibilidade de vender álcool, por causa da valorização da gasolina. Mas, agora, foram a salvação dos nossos moedores de cana. Eles levam e recebem pela cana nas suas cooperativas. 

No final do ano, ainda vão receber parte dos lucros das usinas”, conta Alexandre de Andrade Lima. E o faturamento não será pequeno. Em apenas dois meses, cada usina já produziu seis milhões de litros de etanol. Se o ritmo for mantido, cada uma deve faturar cerca de R$ 35 milhões em 2015. O dinheiro será repartido entre 12 mil agricultores, que, na maior parte, planta no quintal da própria casa, com a ajuda da família. "96% deles são fornecedores pequenos, da economia familiar", conta Gerson Carneiro Leão. 

Já a usina Pedroza, da cidade de Cortês, foca na produção de açúcar e pertence à iniciativa privada. Mesmo assim, deve lucrar o mesmo valor “Produzimos de seis a oito mil sacas por dia. Já vendemos para os estados vizinhos e até para o exterior”, vibra Gerson. Antes da reativação das usinas, um milhão de tonelada de cana estava sem saída na Zona da Mata de PE. Agora, material é transformado em açúcar e etanol que vai para fora do estado.

Foto: Divulgação

Comente com o Facebook:

0 comentários:

Postar um comentário

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More