RÁDIO NOVA XUCURU - AO VIVO

VOCÊ FAZ O SUCESSO

VOCÊ FAZ O SUCESSO

BAIXE O APLICATIVO RADIOSNET E OUÇA A NOVA XUCURU EM TODO LUGAR; CLIQUE NA FOTO ABAIXO E SAIBA MAIS

quarta-feira, 25 de novembro de 2015

TRABALHO DE PARTEIRAS É EXPOSTO EM MOSTRA NA CIDADE DE PESQUEIRA, PE

Com informações do G1 CARUARU -

A exposição "Parteiras - Um Mundo pelas Mão" ficará à disposição do público em Pesqueira, no Agreste de Pernambuco, até sexta-feira (27). As 30 fotos do trabalho das parteiras foram impressas em tecido e penduradas em um varal. As imagens podem ser conferidas na Praça Comendador José Didier, no Centro da cidade, das 9h às 17h. A exposição é gratuita.

As fotos são de Eduardo Queiroga, que integra o projeto com o Instituto Nômades. “O conceito da exposição passa por algo muito presente no cotidiano das parteiras: o pano. Ele, que costuma estar nos varais, nos quartos, faz, muitas vezes, papel de porta ou de divisórias nas casas, também acolhe o recém-nascido e abriga as mães”, explica o fotógrafo. Ainda segundo ele, os registros foram estimulados pela vontade de aprender sobre quem são as parteiras tradicionais.

A coordenadora do Instituto Nômades, Dan Gayoso, explicou há a doação de fotos - cada município que recebe a mostra é contemplado com algumas fotografias. Ela afirmou que o projeto prevê uma oficina com a participação de parteiras, estudantes e profissionais das áreas de saúde, educação e cultura. “Muitas pessoas acreditam que o ofício das parteiras está em extinção. O que não corresponde à realidade. Os inventários mostram que ainda existem muitas parteiras em atividade, inclusive em grandes metrópoles… Em muitos lugares está havendo o retorno do parto domiciliar”, disse Dan.
Além da exposição das fotos impressas em pano, haverá também as fotos em papel que serão expostas na Escola Monsenhor Olímpio Torres, na Aldeia de Cimbres - Território Indígena Xucuru. Ela poderá ser vista a partir desta quarta-feira (25) até 11 de dezembro, das 9h às 17h, com entrada gratuita.

Serviço
Exposição – “Parteiras – Um Mundo pelas Mãos” 
Enredeço: Praça Comendador José Didier, Centro, Pesqueira
Período: até 27 de novembro
Horário: das 9h às 17h
Acesso: gratuito.

Foto: Divulgação

Comente com o Facebook:

0 comentários:

Postar um comentário

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More