RÁDIO NOVA XUCURU - AO VIVO

VOCÊ FAZ O SUCESSO

VOCÊ FAZ O SUCESSO

BAIXE O APLICATIVO RADIOSNET E OUÇA A NOVA XUCURU EM TODO LUGAR; CLIQUE NA FOTO ABAIXO E SAIBA MAIS

quarta-feira, 6 de julho de 2016

PANORAMA POLÍTICO. ELEIÇÕES 2016 EM BELO JARDIM

Com informações do Blog -

As eleições municipais de 2016 se aproximam, e com um detalhe, pouco notado, a redução do tempo de campanha, que foi de "eternos" 90 dias para 45, tendo uma diminuição de 50% do espaço para os candidatos apresentarem seus programas de governo e tentarem conquistar os votos dos eleitores, de acordo com as novas regras eleitorais definidas para o pleito deste ano.

Em Belo Jardim, agreste de Pernambuco, fala-se que poderá haver no máximo seis candidatos a prefeitos, que disputarão a sucessão do atual gestor municipal, sendo que alguns deles já foram pré-lançados por seus líderes, para concorrer aos mais de 60 mil votos aptos a votar no dia da eleição, 02 de outubro próximo, segundo especula-se nos quatro cantos da terra do Bitury.

Tendo tido mais de 12 mil votos em 2012 com o então candidato Dr. Maneco, esposo de uma sobrinha de Cintra Galvão, o grupo Galvão lançou seus pré-candidatos para a disputa de 2016 com novos nomes, que concorrerão ao mandato para o comando do município a partir de 2017. Pré-lançados, anteriormente, com apoio do ex-prefeito, Cecílio Galvão, Hélio dos Terrenos (PTB) para prefeito e o vereador Nen Calebudo (PRB) para vice, chapa que foi confirmada no último sábado, pelo ex-prefeito e ex-deputado Cintra Galvão, em sua emissora de rádio FM, diante de vários seguidores de sua ala política, presente na cidade há mais de 40 anos.

Terceiro lugar na disputa de 2012 com Andrea Mendonça, o grupo liderado pelo seu irmão, o deputado federal, e atual Ministro da Educação, Mendonça Filho, traz também uma novidade para o pleito de 2016, apresentando os pré-candidatos a prefeito e vice, nomes que foram validados também sábado pela rádio da família, Bitury AM, na presença de aliados e pretensos candidatos a vereador pela coligação coordenada pelo ministro, presidente do DEM em Pernambuco. Surpresa ou não, Dr. Maneco (SD) e Zé Lopes (PMDB), que estavam no palanque de Cintra na eleição municipal passada, serão os nomes para concorrer ao cargo de prefeito e vice, respectivamente, nomes escolhidos depois de uma prévia com seis postulantes, que incluía o ex-prefeito Marco Coca Cola e a própria Andréa, além de Gilvandro Estrela, presidente da câmara, que esteve em outro grupo em 2012.

Outro nome para o pleito, o atual prefeito João Mendonça (PSB), deverá ir para a reeleição, dessa vez com um grupo mais  fortalecido, com apoio de sete, dos 12, vereadores do município, mas sem o apoio do seu vice, Cristiano Cabeludo, que rompeu com ele no início da gestão, e agora vai concorrer a uma vaga no legislativo por um grupo de oposição ao lado do irmão. Caso se confirme a pré-candidatura de João Mendonça, um novo nome será apresentado para o cargo de vice-prefeito, que pode vir de um-secretário, ou até mesmo de um dos vereadores ligados ao grupo. Consolidado como a mais nova força política de Belo Jardim, a tão falada terceira via, que finalmente foi concretizada. Fala-se ainda que caso o João não possa concorrer por força da lei, por seu está na lista do TCE, divulgada recentemente, nomes conhecidos serão apresentados até a convenção.

Partido que teve a chapa de vice com o PTB na disputa passada, o PT deverá apresentar também candidato na majoritária, ficando de fora do grupo Galvão, como fez nos últimos anos, e podendo lançar o nome do ex-prefeito e ex-candidato a deputado, Fábio Galvão, que apresentou seu filho, Bruno, como vice de Maneco, há quatro anos atrás.

Novatos na disputa, outros dois nomes deverão concorrer à prefeitura do município, nesta campanha que se aproxima. São eles, o Sargento aposentado Mariano pode disputar pelo PRTB. Já a REDE Sustentabilidade, provavelmente, lançara a jovem Nena Marinho para prefeita, repetindo assim o pleito passado, quando tivemos uma mulher concorrendo, ficando essa em 3º lugar. O detalhe éque esses últimos nomes também não apresentaram nomes de vice na chapa.

As convenções para homologar as candidaturas devem acontecer este mês e até o dia 5 de agosto, quando de fato saberemos os postulantes ao principal cargo municipal, e depois do dia 16, quando, por lei, começa a campanha mais curta da história, teremos conhecimento de quem realmente estará no páreo, em busca da vitória almeijada. 

Foto: Reprodução

Comente com o Facebook:

0 comentários:

Postar um comentário

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More