RÁDIO NOVA XUCURU - AO VIVO

VOCÊ FAZ O SUCESSO

VOCÊ FAZ O SUCESSO

BAIXE O APLICATIVO RADIOSNET E OUÇA A NOVA XUCURU EM TODO LUGAR; CLIQUE NA FOTO ABAIXO E SAIBA MAIS

quarta-feira, 7 de setembro de 2016

COLUNA! DO BLOG DO MAGNO; MUNICÍPIOS SEM DISPUTA ELEITORAL

A informação é do Blog do Magno Martins -

Na medida em que eleição se aproxima já dá para ter um diagnóstico de alguns municípios em que a disputa perdeu a graça. Serra Talhada, segundo maior colégio eleitoral do Sertão, o prefeito Luciano Duque talvez seja uma das raras salvações do PT no Estado. Segundo pesquisa do Instituto Opinião, postada abaixo, ele abriu uma frente de quase 40 pontos diante do jovem Victor Oliveira, neto do ex-deputado Inocêncio Oliveira, candidato do PR.

O que puxa Duque é a satisfação da população com a sua gestão. Segundo o mesmo levantamento, 74,5% dos entrevistados aprovam o seu Governo e o seu jeito de administrar. Difícil algum gestor ser batido nas urnas com tamanha popularidade. Bom Conselho, no Agreste Setentrional, é outro exemplo de gestor que passou no teste do fogo. Danillo Godoy faz uma gestão bem-sucedida para 76% dos entrevistados e por isso mesmo tem mais de 40 pontos na frente do adversário.

O Cabo, na Região Metropolitana, também está nesse mesmo patamar. Duas vezes prefeito do município, o deputado Lula Cabral, candidato do PSB a prefeito, tende a repetir a surra que deu em Betinho Gomes (PSDB), em 2008. Segundo pesquisa do Ipespe, divulgada ontem na Folha de Pernambuco, Cabral aparece com mais de 20 pontos à frente do mesmo Betinho. Faltando apenas 25 dias para o pleito, só uma hecatombe reverteria essa derrota que bate à porta do tucano.

Outro município que tende a não ter surpresa é Itapetim, no Sertão do Pajeú. Não vi ainda pesquisas mais recentes, mas o ex-prefeito Adelmo Moura (PSB) é quase uma unanimidade por lá. O mesmo ocorre em Afogados da Ingazeira, onde o prefeito José Patriota, também socialista, ficou sem adversário. Emídio Vasconcelos, candidato do PT, sem densidade eleitoral e com uma aliança fragilizada, não representa nenhum tipo de ameaça à reeleição do socialista.

Garanhuns, no Agreste Setentrional, mesmo também sem pesquisas atualizadas, entra como componente deste cenário. Ali, o prefeito Izaías Régis (PTB), com aprovação acima de 70%, tem como adversário o vereador Sivaldo Albino (PPS) e outros três nanicos, o que, aparentemente, não representa nenhum risco de frustração da reeleição do trabalhista. Outro município, por fim, é Arcoverde, onde a prefeita Madalena Brito (PSB), com gestão extremamente bem aprovada, só deixa de ser reeleita se fizer uma grande bobagem até o dia da eleição.

OLINDA ASSUSTADORA – Impressionantes 40% dos eleitores de Olinda dizem que vão anular o voto ou se apresentam como indecisos. Nunca se viu na história da Marim dos Caetés algo tão assustador, o que aponta uma enorme indisposição do eleitor com os políticos em geral. Mas em se tratando de Olinda, tudo é possível. Nas eleições de 2012, a soma dos votos brancos e nulos foi maior do que a votação do prefeito eleito Renildo Calheiros (PCdoB), eleito numa disputa acirrada contra Isabel Urquiza, então no PMDB, por uma diferença de menos de um ponto percentual.

Lóssio desaprovado – O crescimento do candidato do PSB a prefeito de Petrolina, Miguel Coelho, pode ter relação com a desaprovação da gestão do prefeito Júlio Lóssio (PMDB). Segundo pesquisa do Instituto Opinião, 50,4% dos entrevistados desaprovam o Governo do peemedebista ante 37,8% de aprovação. Além disso, Lóssio ficou sem um candidato natural à sua sucessão, optando pelo ex-secretário de Habitação, Edinaldo Lima, que desponta com apenas 8,8% no levantamento. Faltando pouco mais de 25 dias para o pleito, é muito provável que não decole. Para emplacar um sucessor, dificilmente um prefeito mal avaliado tem chances de liquidar a fatura.

Os números de Gravatá – Depois de Olinda, Petrolina e Serra Talhada, este blog traz, hoje, à meia noite, a primeira pesquisa de intenção de voto para prefeito de Gravatá do Instituto Opinião. Os números estão sendo aguardados com grande expectativa. Ali, a disputa está sendo travada entre o ex-prefeito Joaquim Neto (PSDB), o vereador João Paulo (PSB), Junior Darita (PTN) e Oswaldo Alves, do PCO. Cidade turística, Gravatá está sob intervenção estadual desde novembro de 2015, com o afastamento do prefeito Bruno Martiniano, então filiado ao PTB.

Investigação em cursos – O Ministério da Educação abriu processo para investigar faculdades citadas no relatório de uma CPI da Assembleia Legislativa de Pernambuco que aponta irregularidades na oferta de cursos em 17 instituições de ensino privadas. A portaria foi publicada, ontem, no Diário Oficial da União. O relatório final da CPI foi divulgado no dia 1º de junho e aprovado por unanimidade no dia anterior, na Alepe. As principais irregularidades são relacionadas à oferta de cursos superiores sem credenciamento no MEC; instituições que ministram cursos de extensão como se fossem graduação; faculdades que utilizam instalações da rede pública estadual e municipal indevidamente e, por fim, organizações que comercializam diplomas.

O candidato do tostão –Fenômeno eleitoral em Jaboatão, o deputado estadual Cleiton Collins, candidato do PP a prefeito, faz a campanha mais barata entre todos os candidatos. Com experiência em rádio, tendo sido DJ quando jovem, Collins não gasta sequer com equipe de propaganda. Ele próprio grava o seu programa para o guia eleitoral no rádio, já que o município, embora seja o segundo maior colégio eleitoral do Estado, não tenha programa eleitoral na televisão.

CURTAS

LIBERAÇÃO – O ministro da Educação, Mendonça Filho, liberou R$ 297,36 milhões para pagamentos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) relativos ao mês de setembro. Os recursos vão viabilizar mais de 190 mil bolsas aos estudantes brasileiros, em diversos programas, além de garantir a realização de eventos, avaliações, despesas administrativas, entre outros. Desse total, R$ 176 milhões serão destinados ao pagamento de mais de 89 mil bolsas de mestrado, doutorado, pós-doutorado, professor sênior, iniciação científica e também do programa Idioma Sem Fronteiras.

REFORMA – O presidente Michel Temer vai avaliar o melhor momento para enviar a reforma da Previdência ao Congresso. Antes da viagem à China, o Palácio havia anunciado que enviaria a proposta ainda em setembro. Mas alguns aliados passaram a defender o envio da proposta só depois das eleições municipais. Isso porque estão preocupados em ter de defender uma bandeira impopular em plena campanha eleitoral. Mas, ontem, caciques tucanos voltaram a cobrar a reforma da Previdência ainda em setembro.

Perguntar não ofende: Mesmo adiada para após as eleições, sai a reforma da Previdência?

Imagem: Reprodução da internet

Comente com o Facebook:

0 comentários:

Postar um comentário

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More