RÁDIO NOVA XUCURU - AO VIVO

VOCÊ FAZ O SUCESSO

VOCÊ FAZ O SUCESSO

BAIXE O APLICATIVO RADIOSNET E OUÇA A NOVA XUCURU EM TODO LUGAR; CLIQUE NA FOTO ABAIXO E SAIBA MAIS

sexta-feira, 7 de julho de 2017

XUCURU SEDIA 1ª PRÉ-CONFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL

A informação é da ASCOM PMBJ -

Distrito discutiu eixo temático sobre seguridade social

Começou, nesta quinta-feira (6), o ciclo de Pré-conferências de Assistência Social de Belo Jardim. O distrito de Xucuru foi a primeira localidade a sediar o encontro que reuniu representantes do Conselho Municipal de Assistência Social, ONGs, Secretaria de Ação e Desenvolvimento Social, sociedade civil, entre outros.

O objetivo das pré-conferências é debater os eixos que serão levados para a 8° Conferência Municipal, prevista para acontecer no dia 28 deste mês, sob o tema 'Garantia de Direitos no Fortalecimento do SUAS'.

Em Xucuru, o grupo discutiu o 1º eixo com o tema 'A proteção social não-contributiva e o princípio da equidade como paradigma para a questão dos direitos socioassistenciais'.

Inicialmente, a assistente social Jennifer Daiane apresentou para o público, como funcionam as políticas de assistência social no município. Depois disso, ela fez uma breve explanação do cenário nacional e dividiu os participantes em três grupos a fim de responder as seguintes perguntas:

1. Que estratégias e mecanismos devem ser adotados para fortalecer a defesa e garantia de direitos socioassistenciais e dar visibilidade ao papel da assistência social como política garantidora de direitos no campo da proteção social não contributiva com capacidade de incidir na promoção de equidade e na redução de desigualdades?

2. Como dar concretude e visibilidade às contribuições da política de assistência social para o acesso e usufruto de direitos, a resolutividade das demandas e a emancipação social dos usuários?

3. Como aprimorar o debate entre as políticas integrantes da Seguridade Social-Assistência Social, Saúde, e Previdência Social, de modo a refletir sobre possíveis impactos da relação entre essas políticas na garantia de direitos da população brasileira?

4. De que forma as reformas propostas para as políticas de Previdência Social e Trabalho podem impactar nas ofertas e demandas da assistência social, na realidade de vida de seus usuários e no acesso a direitos e na equidade?

Ao término do encontro, os participantes formularam suas propostas em relação aos questionamentos. Para o diretor da Secretaria de Ação e Desenvolvimento Social, Ricardo Nunes, esse é um momento muito importante, pois “é um espaço para debater as políticas públicas de assistência social, onde estão sendo levantados temas, propostas e sugestões, tanto para a gestão municipal, como para a conferência que irá acontecer no Estado, em outubro, e posteriormente para a federal, em Brasília”, explicou.

Já a assistente social, Jeniffer, falou sobre a temática do encontro e quais assuntos foram abordados: “nós estamos nesse dia de hoje fazendo uma discussão sobre a política de assistência social e como ela vem sendo implementada no município. Esse momento serve exatamente para ouvir a comunidade, ouvir propostas”, detalhou.

De acordo com Elaine, presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, o objetivo da conferência é conscientizar a população no sentido de entender o processo de políticas públicas relacionadas à área.

Nesta sexta-feira (7), o evento acontece em Água Fria; no dia 11, é a vez de Serra dos Ventos; no dia 12, no Cras da Cohab I; no dia 13, no Cras do Santo Antônio; e por fim, no dia 14, a ação acontece na comunidade do Barro Branco. 






Imagens: ASCOM PMBJ

Comente com o Facebook:

0 comentários:

Postar um comentário

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More