RÁDIO NOVA XUCURU - AO VIVO

VOCÊ FAZ O SUCESSO

VOCÊ FAZ O SUCESSO

BAIXE O APLICATIVO RADIOSNET E OUÇA A NOVA XUCURU EM TODO LUGAR; CLIQUE NA FOTO ABAIXO E SAIBA MAIS

domingo, 12 de novembro de 2017

Em PE, 2º dia do Enem tem abstenção de 30,3% e candidato quase preso em portão

Quem informa é o G1 PE -

Em Pernambuco, 112.601 estudantes faltaram ao segundo dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), realizado neste domingo (12). Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), isso corresponde a 30,3% do total de 371.622 inscritos no estado, o que significa que 259.021 candidatos compareceram aos locais de prova em Pernambuco para responder às questões de ciência da natureza e suas tecnologias e matemática e suas tecnologias. Entre eles, um que quase ficou preso no portão. (Veja vídeo acima)

Esse índice de abstenção foi maior que o registrado no estado no primeiro dia de provas do Enem. No domingo (5), 106.656 estudantes em Pernambuco faltaram às provas de linguagens, códigos e suas tecnologias e ciências humanas e suas tecnologias. Segundo o Inep, esse número equivale a 28,7% do total de inscritos no estado.

Neste segundo dia do Enem em Pernambuco, houve estudante se agarrando a portão de local de prova para ser o primeiro a entrar na Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), na área central do Recife, e ter sorte em busca de uma boa nota assim como uma mãe que precisou pegar carona em moto para pegar a carteira de identidade esquecida pela filha em casa. A ansiedade e o nervosismo com as provas também provocaram desentendimento entre casal de candidatos durante o certame no Recife, ainda que houvesse vendedor oferecendo água que 'tira ansiedade e gabarita a prova'.

Em Vitória de Santo Antão, na Zona da Mata Sul de Pernambuco, um dos locais de prova foi a Faculdade Osman Lins, situada na Rua Pedro Ribeiro, no bairro Universitário. No local, uma cena inusitada chamou a atenção e foi registrada em um vídeo enviado para o WhatsApp da TV Globo. Nas imagens, é possível ver um dos candidatos se abaixando para passar por baixo do portão que já estava sendo fechado. O estudante conseguiu entrar no local de prova no último segundo.

Operação da PF
O segundo dia de provas do Enem em Pernambuco também foi marcado pela Operação Passe Fácil, deflagrada pela Polícia Federal para combater fraudes na realização do certame no estado e também em SP, BA, CE, ES, GO, MA, MG, MT, PA, PI, PR e RN. Segundo a ação visa o cumprimento de 31 ordens judiciais de condução coercitiva e busca e apreensão nesses locais onde “foi possível se detectar indícios de fraudes”, para desvendar e desarticular um esquema de repasse de gabaritos, inclusive através de pontos eletrônicos, a candidatos do Enem que contrataram a resolução das provas por especialistas.

Fotografia: G1/Wanessa Andrade

Comente com o Facebook:

0 comentários:

Postar um comentário

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More