RÁDIO NOVA XUCURU - AO VIVO

VOCÊ FAZ O SUCESSO

VOCÊ FAZ O SUCESSO

BAIXE O APLICATIVO RADIOSNET E OUÇA A NOVA XUCURU EM TODO LUGAR; CLIQUE NA FOTO ABAIXO E SAIBA MAIS

terça-feira, 9 de janeiro de 2018

Para combater desemprego, governo de Pernambuco interioriza ações de qualificação

Quem informa é o G1 PE -

Como estratégia para evitar aumento no número de desempregados no estado, a Secretaria de Micro e Pequenas Empresas, Trabalho e Qualificação de Pernambuco vai levar programas de capacitação profissional e de apoio ao microempreendedor para o Agreste e Sertão do estado. Entre as ações, estão os programas Pernambuco Doce e Fortalece Talentos, além da criação de novos centros do Expresso Empreendedorismo.

Os detalhes das ações para 2018 foram apresentados nesta terça-feira (9) pelo secretário de Micro e Pequenas Empresas, Trabalho e Qualificação, Alexandre Valença. Segundo o secretário, o objetivo das ações é expandir a informação e facilitar a formalização dos microempreendedores, além de aumentar as ações de qualificação para que os trabalhadores que já estão no mercado de trabalho consigam se manter.

"Já existem muitos órgãos no Recife que oferecem qualificação, incluindo nós. Queremos alcançar também o público do interior”, destaca. “Em algumas Agências do Trabalho percebemos também a demanda muito grande de empreendedores indo buscar orientações e lá não é o lugar. Sentimos a necessidade de interiorizar nossas ações”, explica.

Fortalece Talentos
Uma das apostas para 2018 é o programa ‘Fortalece Talentos’, que oferece cursos de qualificação para a manutenção do emprego. O objetivo é atualizar o funcionário para as novas tecnologias que chegam nas empresas."Com o avanço rápido da tecnologia, quem se formou há 10 anos como torneiro, precisa se atualizar para saber manusear aquele equipamento mais recente ou vai ser demitido. Queremos manter o funcionário no emprego", explica o secretário.

Para receber o curso, os sindicatos das categorias ou grupos independentes de funcionários, que sentirem essa necessidade, precisam requisitar a capacitação. O pedido pode ser feito nos centros do Expresso Empreendedor ou na sede da secretaria, localizada no Bairro do Recife, na área central da cidade. A solicitação será submetida a análise.

Há ainda demandas específicas por áreas, como é o caso da região da Praia dos Carneiros, no município de Tamandaré, no Litoral Sul. "Lá, existe uma demanda muito grande no segmento de casamentos. Conforme nos é solicitado e avaliado, levamos então cursos de florista, maquiagem e tudo que abrange essa área para os profissionais que já trabalham com isso. Já percebemos uma mudança muito grande nos salões de beleza de lá", detalha.

Para 2018, o programa não tem um número de vagas específicas, uma vez que a maioria dos cursos são programados por demanda. A secretaria aposta na interiorização do projeto para que o número de trabalhadores beneficiados cresça em relação a 2017, quando foram ofertadas mais de 10 mil vagas.

Pernambuco Doce
Focado no interior do estado, o governo dá início neste ano ao programa "Pernambuco Doce – resgatando tradições", que irá levar uma capacitação completa para os empreendedores e funcionários do ramo. A ação vai acontecer nas cidades de Petrolina e Arcoverde, no Sertão do estado, e em Pesqueira, no Agreste.

“Muitas empresas pequenas produzem doces sem sequer tem um logotipo. Isso enfraquece o empreendedor. Vamos oferecer uma capacitação completa. Eles vão poder competir com empresas de grande porte", acredita o secretário.

Serão 25 empresas beneficiadas por região. Os cursos, que deverão durar até o mês de outubro, terão etapas de capacitação, diagnóstico, assistência técnica, cumprimento dos requisitos legais, acesso ao crédito e rodada de negócios - com presença dos potenciais compradores.

Em Petrolina, a primeira turma de capacitação de manipulação de alimentos teve início em dezembro de 2017, com 25 alunos de diferentes empresas. A segunda turma inicia no mês de fevereiro. Nas próximas etapas, o curso vai abranger novos doces, design, embalagens, equipamentos, controle de caixa e gerenciamento financeiro.

Expresso Empreendedor
Para 2018, devem também ser criados dois novos centros do Expresso Empreendedor, sendo um no Agreste e outro Sertão do estado, nos municípios de Arcoverde e Toritama. O centro proporciona orientação empreendedora (incluindo emissão de documentos e auxílio de contador), formalização jurídica e acesso de crédito aos microempreendedores do estado. O Expresso Empreendedor é uma espécie de "Agência do Trabalho" para os empreendedores.

Na Região Metropolitana do Recife existem quatro centros, sendo dois no Recife, um em Ipojuca e um no Cabo de Santo Agostinho. Há ainda outros dois centros, localizados em Caruaru e Petrolina. Em 2017, foram realizados 94.945 atendimentos, sendo 79% deles referentes a micro e pequenas empresas.

Fotografia: Divulgação

Comente com o Facebook:

0 comentários:

Postar um comentário

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More