RÁDIO NOVA XUCURU - AO VIVO

VOCÊ FAZ O SUCESSO

VOCÊ FAZ O SUCESSO

BAIXE O APLICATIVO RADIOSNET E OUÇA A NOVA XUCURU EM TODO LUGAR; CLIQUE NA FOTO ABAIXO E SAIBA MAIS

sábado, 20 de abril de 2013

DIA D MARCA LUTA CONTRA VÍRUS DA INFLUENZA NO BRASIL

O Dia D da 15ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, realizado neste sábado (20), contou com mais de 6 mil pontos de vacinação em todo o Estado, para atender 1,6 milhão de pessoas. Apesar de ter sido tranquilo, a população compareceu. Para garantir a imunização, foram destinados à capital pernambucana 304 mil doses da vacina que, este ano, foi feita para combater os vírus H1N1, H3N2 e o sazonal (Influenza B). 

Foto: Rodrigo Lôbo/JC Imagem
Indígenas, gestantes, puérperas, crianças entre 6 meses e menores de 2 anos, idosos (a partir de 60 anos), trabalhadores de saúde, população privada de liberdade, além de grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (diabetes, transplantados, doentes renais crônicos) foram contemplados com a imunização.

"Dói um pouquinho, mas tem que comparecer. Todo ano eu venho e, em 2014, estarei aqui de novo", disse, toda sorridente, Maria das Dores Camargo, de 79 anos. Ela foi ao posto do Parque da Jaqueira, na Zona Norte do Recife. "É uma campanha muito boa e eu faço questão de vir. Ainda mais agora, que ela é diferente", continuou. A composição da vacina deste ano é diferente da utilizada em 2012. A mudança foi motivada pelo novo panorama clínico, que apresentou um surto da última cepa em países como Canadá e Estados Unidos.

Com o slogan “Quem lembra da vacina se protege da gripe”, a campanha foi iniciada no último dia 15 de abril. A iniciativa busca imunizar, pelo menos, 80% do público total de 39,2 milhões de pessoas no Brasil. De acordo com o Ministério da Saúde (MS), alguns estudos demonstram que a vacinação pode reduzir entre 32% a 45% do número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% da mortalidade global. Entre os residentes em lares de idosos, a vacinação pode reduzir o risco de pneumonia em aproximadamente 60% e o risco global de hospitalização e morte em cerca de 50% a 68%, respectivamente. Referem-se ainda a redução de mais de 50% nas doenças relacionadas à influenza.

Em 2012, mais de 1,2 milhão de pessoas foram vacinadas contra a influenza em Pernambuco, totalizando 87,19% do público prioritário. No Brasil, foram 26 milhões de pessoas (86,37%). "A vacina é muito boa. Todo mundo que pode tomar, deve tomar. É bom para todo mundo", disse João Bosco de Souza, 63 anos.

INFLUENZA – Trata-se de uma infecção viral que afeta o sistema respiratório, mais precisamente o nariz, garganta e brônquios. O contágio ocorre de forma direta, por meio das secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar, ou de forma indireta, pelas mãos, que após contato com superfícies recém-contaminadas por secreções respiratórias podem levar o agente infeccioso direto à boca, aos olhos e ao nariz.

A doença pode se apresentar desde uma forma leve e de curta duração até formas clinicamente graves e complicadas. Os sintomas, muitas vezes, são semelhantes aos do resfriado, que se caracterizam pelo comprometimento das vias aéreas superiores, com congestão nasal, tosse, rouquidão, febre variável, mal-estar e cefaléia.

Informa o JC ONLINE

Comente com o Facebook:

0 comentários:

Postar um comentário

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More