RÁDIO NOVA XUCURU - AO VIVO

VOCÊ FAZ O SUCESSO

VOCÊ FAZ O SUCESSO

BAIXE O APLICATIVO RADIOSNET E OUÇA A NOVA XUCURU EM TODO LUGAR; CLIQUE NA FOTO ABAIXO E SAIBA MAIS

domingo, 14 de abril de 2013

EMPREGO: CANDIDATO DEVE AJUSTAR CURRÍCULO ÀS NECESSIDADES DA EMPRESA

Um estudo realizado pela Career Bliss, empresa líder em mercado de trabalho online nos EUA, revelou que os responsáveis pela contratação de funcionários não perdem mais que um minuto analisando um currículo. Primeira porta de acesso para uma vaga de emprego, o currículo deve ser simples, claro e conciso. O candidato deve ajustá-lo às necessidades da empresa, evitanto informações em excesso. Como documento de apresentação, é fundamental que seja bem elaborado.

Divulgação
"Ser sucinto e fazer constar apenas as informações relevantes ao cargo que se candidata é estratégico para chamar a atenção do profissional que está conduzindo o processo para o foco que se quer", aconselha  a psicanalista Sílvia Gusmão, que atua na área de orientação e aperfeiçoamento profissional. Ela acrescenta que a objetividade é fundamental, já que os profissionais que fazem seleção frequentemente têm em mãos diversos currículos para serem analisados.

A coordenadora de Recursos Humanos do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação, Lúcia Araújo, alerta para que o candidato inclua apenas informações que possa comprovar a veracidade, pois "em algum momento do processo seletivo elas poderão ser investigadas". Para que um currículo seja bem elaborado, ela esclarece que é necessário: Identificação (incluindo contatos); Resumo das qualificações (profissionais); Formação (escolaridade); Histórico profissional (das três últimas empresas com cargos, período, atividades desempenhadas e resultados), Idiomas (se o cargo exigir) e Outros cursos.

Especialistas entrevistados pelo NE10 estão de acordo em dicas práticas para a elaboaração de um currículo adequado, veja os principais erros cometidos pelos candidatos:

1- Não faça um currículo com mais de duas páginas
2- Não use papel colorido
3- Não use um layout criativo
4- Não coloque foto, a não ser que a vaga solicite
5 - Nos dados pessoais, documentos não são necessários
6- Cuidado com redundâncias
7- Indique somente as últimas experiências profissionais
8 - Descarte cursos que não estão relacionados à área
9- Não descreva sua personalidade
10- Não é necessário incluir pretensão salarial

Como o tempo é curto para o candidato convencer o avaliador sobre suas habilidades e competências para ocupar o cargo pretendido, não vale a pena perder tempo incluindo experiências profissionais desconexas àquele. Se a intenção é um cargo em vendas, não há necessidade de incluir um curso de eletrônica, culinária ou técnico em enfermagem, por exemplo.

Ao contrário do que muito candidato pensa, não é a quantidade de páginas que vai impressionar o profissional de recurso humanos, tampouco o número de experiências profissionais que se tenha, mas sim, dados que sejam relevantes para ocupar a vaga. Lúcia Araújo explica que uma ou, no máximo, duas páginas são suficientes, a depender do cargo pretendido.

E-CURRÍCULO - Muitas empresas possuem um cadastro próprio em sua página na web - geralmente numa seção "Trabalhe conosco" - para que o candidato apenas preencha-o. Outras, porém, solicitam que o currículo seja enviado por e-mail. Neste caso, a orientação é que anexe o arquivo e não copie e cole o mesmo no corpo do e-mail. Além disso, é interessante redigir uma carta de apresentação, abordando sucintamente o interesse pela vaga.

Informa o NE10

Comente com o Facebook:

0 comentários:

Postar um comentário

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More