RÁDIO NOVA XUCURU - AO VIVO

VOCÊ FAZ O SUCESSO

VOCÊ FAZ O SUCESSO

BAIXE O APLICATIVO RADIOSNET E OUÇA A NOVA XUCURU EM TODO LUGAR; CLIQUE NA FOTO ABAIXO E SAIBA MAIS

segunda-feira, 8 de abril de 2013

OITO CIDADES DE PERNAMBUCO AINDA PODEM TER NOVAS ELEIÇÕES MUNICIPAIS

Oito municípios pernambucanos podem sofrer mudanças no resultado eleitoral de 2012. Alguns prefeitos eleitos em outubro do ano passado estão sub judice e outros já foram afastados do cargo, como Rômulo César Peixoto (PRTB), conhecido como Pão com Ovo, de Primavera, e Jetro Gomes (PSB), de Santa Maria da Boa Vista. Nessas duas cidades serão realizadas novas eleições, possivelmente entre os meses de junho e julho. 

Nos municípios de Calumbi, Lagoa Grande, Dormentes, Verdejante, Angelim e Água Preta, os gestores ainda esperam a decisão da Justiça Eleitoral. Há casos de suspeita de abuso de poder econômico, compra de votos, improbidade administrativa e ausência de filiação partidária, o que impediria o candidato de concorrer à eleição. Todos os casos têm processos em tramitação na Justiça. 

A situação em Santa Maria da Boa Vista e Primavera está mais definida. O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE) deve marcar a data da sessão na próxima quinta-feira.
Saiba mais

Os municípios

Calumbi
População: 5.648 
Eleitores: 6.148 
Distância do Recife : 436 quilômetros

A cidade sertaneja teve o prefeito Erivaldo José da Silva (PSB), o Joelson, e o seu vice, João Cordeiro (PR), o João Mocó, condenados em primeira instância pela Justiça Eleitoral. Segundo a acusação, os gestores transformaram a visita do secretário das Cidades, Danilo Cabral, em um comício político. Joelson e Mocó tiveram as candidaturas impugnadas e receberam uma multa de R$ 40 mil. Os dois prometem recorrer da sentença. Já a oposição, comandada pelos irmãos petistas Cícero Simões e Edinete Simões, articula-se pedindo novas eleições.

Dormentes
População: 16.917 
Eleitores: 14.535 
Distância do Recife: 760 quilômetros

Apesar de ser condenado em duas instâncias na Justiça Eleitoral por suspeita de compra de votos e abuso de poder político e econômico, uma liminar expedida pela ministra do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Luciana Lóssio assegura a manutenção do prefeito Roniere Reis (PSB) no cargo até o julgamento, sem data marcada. Na denúncia, Reis foi flagrado, em um vídeo, comprando votos de vereadores da cidade. A oposição, comandada por Josimara, espera a decisão final do TSE para definir a posição política do PTB.

Santa Maria da Boa Vista
População: 39.435
Eleitores: 27.346
Distância do Recife: 603 quilômetros

Com o prefeito Jetro Gomes (PSB) afastado do cargo pelas acusações de inelegibilidade, abuso de poder econômico e político e rejeição de contas públicas, a sua vice, Eliane Costa (PSL), está no comando da prefeitura do município sertanejo. De olho nas eleições, a atual prefeita articula uma possível chapa com o seu ex-rival Gualberto (PMDB). Enquanto isso, o ex-vice de Gualberto, Antônio Pereira (PV), une forças com o PT e PCdoB para se lançar na majoritária e quebrar a disputa política entre as famílias Gomes e Rodrigues.

Verdejante
População: 9.142
Eleitores: 7.391
Distância do Recife: 503 quilômetros

O prefeito Péricles Tavares (PMDB) foi denunciado à Justiça Eleitoral pelo ex-prefeito Haroldo Tavares (DEM), que o acusou de não ter filiação partidária durante as eleições de 2012. Péricles substituiu o irmão, Francisco Tavares (PSD), na cabeça de chapa, porque este estava ameaçado pela Lei da Ficha Limpa. Apesar das suspeitas, o peemedebista foi eleito com 49,53% dos votos válidos. A juíza da 14º Zona Eleitoral, Juliana Coutinho Lins, enviou a denúncia para o Tribunal Regional Eleitoral desde o dia 5 de março. O TRE ainda não tem data marcada para julgar o processo.

Água Preta
População: 33.095
Eleitores: 22.525
Distância do Recife: 130 quilômetros

Apesar do Tribunal Regional Eleitoral reconhecer a vitória do prefeito Eduardo Coutinho (PSB), a oposição, comandada pelo ex-candidato Armando Souto (PDT), recorreu da decisão e reivindica novas eleições no município. Souto foi eleito com mais de 50% dos votos válidos e utiliza esse argumento para a realização de um pleito suplementar. Esperando a decisão do TSE, Souto já está planejando possíveis alianças com líderes de políticos insatisfeitos com a gestão do atual prefeito, entre eles, o ex-candidato do PV João de Dito.

Primavera
População: 13.439 
Eleitores: 10.225 
Distância do Recife: 83 quilômetros

Após as impugnações dos ex-prefeitos Rômulo Cesar Peixoto (PRTB), o Pão com Ovo, e Galego do Gás (PR), quem comanda atualmente a prefeitura é o presidente da Câmara de Vereadores, Mima da Banca (PSC). Uma nova eleição será marcada para o município. Pão com Ovo promete lançar a mãe, Dona Nasa (PRTB), à majoritária para confrontar a sua ex-vice, Dr. Tânia (PSC). O apoio dos ex-candidatos Izau (PRP) e Irmão Abraão (PRB) está sendo disputado pelas duas chapas. Já o ex-vice de Galego do Gás, Fernando Dentista (PDT), ainda espera uma decisão do TRE para decidir seu futuro político.

Angelim
População: 10.202 
Eleitores: 8.319 
Distância do Recife: 211 quilômetros

Segundo o Tribunal Regional Eleitoral, o prefeito Marco Calado (PSD) foi impugnado em primeira instância pela acusação de improbidade administrativa, pois o gestor deixou de cumprir um convênio firmado com a Fundação Nacional de Saúde (Funasa). Eleito com 65,75% dos votos, Calado recorreu da cassação junto ao TSE e espera um novo julgamento. Enquanto isso, Douglas Cavalcanti (PSB) e Oliveira (PT) se articulam pensando na possibilidade de uma nova eleição para conquistar os votos do eleitorado de Calado.

Lagoa Grande
População: 22.760 
Eleitores: 17.832
Distância do Recife: 659 quilômetros

O prefeito eleito, Dhoni Amorim (PSB), mais conhecido como Dhoni Filho de Robson, foi denunciado pela oposição por concorrer às eleições sem filiação partidária, de acordo com o Tribunal Regional Eleitoral. Dhoni assumiu o lugar do seu pai, Robson Amorim (PSB), durante a campanha eleitoral. Robson foi impugnado pelo TSE por não se enquadrar na Lei da Ficha Limpa. Dhoni aguarda a data do seu julgamento no TRE.

Fonte: TSE e IBGE 

Comente com o Facebook:

0 comentários:

Postar um comentário

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More