RÁDIO NOVA XUCURU - AO VIVO

VOCÊ FAZ O SUCESSO

VOCÊ FAZ O SUCESSO

BAIXE O APLICATIVO RADIOSNET E OUÇA A NOVA XUCURU EM TODO LUGAR; CLIQUE NA FOTO ABAIXO E SAIBA MAIS

segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

POPULAÇÃO DE XUCURU FICA NOVAMENTE SEM ABASTECIMENTO DE ÁGUA E ESPERA UMA SOLUÇÃO IMEDIATA

A seca não cessa e a cada que passa a situação fica ainda mais difícil para as regiões atingidas pelo acontecimento da natureza que tem deixados rastros desastrosos jamais esquecidos. Já são quase dois anos de sofrimento, animais morrendo por falta de comida e água, pessoas passando inúmeras necessidades entre outras coisas de prejuízos incalculáveis à espera mesmo de um milagre divino para volta r a ser como era antes, de fartura e alegria.

Barragem de Xucuru, recentemente
Foto: Facebook/ Rui José

Em Xucuru, distrito de Belo Jardim, agreste de Pernambuco, a longa estiagem tem trazido muito sofrimento, pois a população sofre demais sem água necessária para atravessar um período de seca, por pequeno que seja, pois o reservatório que abastece os usuários da COMPESA na localidade, além dos Sítios Bulandeira, Palha e Mulungu, quando suficiente, não é mais compatível com o quantitativo de consumidores destes locais citados, e ainda a minúscula barragem está aterrada, diminuindo assim a sua capacidade de armazenamento quando chegam as chuvas na região.



No final de 2012, a distribuição de água foi interrompida por completo, por causa dos efeitos da seca e do aterramento notório do reservatório, que já foi limpado, manualmente, há aproximadamente 10 anos, por uma equipe de voluntários da comunidade coordenada pelo Padre Rodolfo Sanches, pároco da época, novamente em 2013 foi iniciado um trabalho de retirada da lama e dos entulhos da barragem, mas foi algum motivo o serviço foi interrompido e quase concluído antes das chuvas que chegaram e garantiram o abastecimento com normalidade até o fim do ano, mas logo vei o racionamento e consequentemente a paralisação da distribuição, algo ocorrido recentemente.

A população atendida espera ansiosa por uma solução imediata dos órgãos públicos, leia-se, governos municipal e estadual, além de representantes políticos e da própria empresa responsável pelo abastecimento, que recebe religiosamente as contas dos usuários, na sua maioria, acredita-se. Que sejam disponibilizados carros-pipa para distribuir água nas localidades e que se faça a limpeza da barragem com maquinários capazes de retirar tudo que impede de um maior e melhor armazenamento do precioso liquido, que se possa também aumentar o paredão do reservatório, proporcionando assim uma maior capacidade de se ter mais água, garantindo a distribuição por mais tempo, mesmo com possibilidade de estiagem prolongada.

A informação que se tem é que o vereador Claudemir Paulino, representante do distrito na câmara municipal da cidade, solicitou à gerência regional da COMPESA, a limpeza da barragem, disponibilidade de carro-pipa e a suspensão da cobrança das contas dos referidos usuários enquanto não houver água para o retorno normal do abastecimento. A solicitação do parlamentar foi encaminhada por escrito à gerência e a inda foi apresentada durante a primeira reunião de 2014 da mesma câmara de vereadores semana passada, reforçando o pedido para que seja realizado com imensa urgência. Nos últimos dias a prefeitura de Belo Jardim recebeu um carro-pipa do PAC-2 que já esteve em Xucuru nesta segunda-feira e espera-se que outros possam vir trazer água para os moradores da região atingida pela escassez de chuvas. Se faz necessário, com urgência, a construção de uma nova barragem, fica a dica.

Informa a Redação.

Comente com o Facebook:

0 comentários:

Postar um comentário

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More