RÁDIO NOVA XUCURU - AO VIVO

VOCÊ FAZ O SUCESSO

VOCÊ FAZ O SUCESSO

BAIXE O APLICATIVO RADIOSNET E OUÇA A NOVA XUCURU EM TODO LUGAR; CLIQUE NA FOTO ABAIXO E SAIBA MAIS

domingo, 2 de novembro de 2014

VITAMINA C ESTIMULA SISTEMA IMUNOLÓGICO DAS CRIANÇAS, DIZ ESPECIALISTA

Com informações do NE10 -

A vitamina C é reconhecida pelos especialistas pela contribuição que dá no desenvolvimento das crianças. Sua deficiência pode causar sérios problemas para o organismo, bem como seu excesso. A ingestão deve ser feita prioritariamente por meio da alimentação, com base em frutas e verduras. De acordo com a nutricionista especialista em alimentação infantil Conciana Neves, até os seis meses a alimentação dos bebês deve ser exclusivamente o leite materno: "A quantidade da vitamina C do leite da mãe é suficiente; então, não é necessário nem água, nem chá, só o leite, como o Ministério da Saúde recomenda". 

Segundo Conciana, que também é tutora do curso de Nutrição da Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS), a partir dos seis meses de idade devem ser incluídos alimentos complementares na dieta da criança. Entre as principais fontes de vitamina C, estão as frutas, principalmente as cítricas, como laranja e limão, além de acerola, caju, mamão, kiwi. A vitamina também pode ser encontrada em verduras como couve e brócolis.

"Um dos maiores benefícios da vitamina C é que estimula o sistema imunológico porque ela ajuda na absorção do ferro e retarda o envelhecimento precoce", explica a nutricionista. Quando a criança não recebe a quantidade adequada da vitamina, aumenta o risco de desenvolver problemas de saúde. De acordo com Conciana, os pequenos podem ter dificuldade na cicatrização, fragilidade dos ossos e dos dentes, anemia, aumento do risco de infecções e de sangramento de gengiva etc.

A mãe Valéria Cardoso, 39 anos, não tem problemas com a alimentação da filha caçula, Camila, 4, uma vez que a menina gosta das principais fontes de vitamina C: "Ela adora fruta. No colégio, tem um dia em que as crianças devem levar frutas para o lanche, e ela é a campeã. Abacaxi, laranja, goiaba, ela come todas". É por isso, segundo Valéria, que dos exames que a filha fez, em nenhum foi detectado deficiências de vitaminas. "Ela come gostando", afirma.

Existem algumas mães que dão suplemento da vitamina C para os filhos, porém a recomendação dos nutricionistas é de que as doses diárias sejam obtidas através dos alimentos. "A dose que o organismo precisa é uma dose baixa, pode ser obtida facilmente através dos sucos ou da própria fruta", diz Conciana. Segundo ela, o suplemento só é recomendado em casos específicos: "Tem que avaliar cada criança; se a alimentação realmente está deficiente".

O consumo em excesso desses suplementos também podem causar alguns malefícios. "Eles têm uma concentração muito elevada da vitamina que o organismo não absorve e sai pela urina. Às vezes, pode até causar uma sobrecarga renal", explica. Algumas mães preferem utilizar a vitamina em forma de balas, que também exige cuidados: "Não se recomenda que a criança consuma o suplemento em forma de balinhas e jujubas diariamente porque elas são doces".

Segundo a nutricionista, existe um limite tolerável da vitamina para cada pessoa, que varia por sexo e faixa etária. Crianças de um a três anos, por exemplo, devem ingerir até 400mg da vitamina C por dia; de quatro a seis, o limite é 500mg. A partir dos oito anos, os pequenos já são separados por sexo. "É muito difícil ultrapassar essa quantidade apenas com a alimentação. Mas no caso do suplemento, alguns chegam a ter 2 gramas; não é necessário, nem bom. Porque normalmente a pessoa já recebe o que precisa só com o que come", recomenda Conciana.

A gerente de empresas Viviane Aguiar, 32 anos, utiliza o suplemento quando seus filhos se sentem indispostos. "Minha filha de um ano, Maria Cecília, estava gripando com muita frequência, então ela passou 60 dias tomando um medicamento que tinha vitamina C [na composição], indicado pela pediatra", disse. Cecília e o irmão Romero, de 6 anos, costumam consumir frutas e suco com frequência: "Graças a Deus eles são bons para comer frutas, eu busco muito pelo suco, acerola, caju". A nutricionista enfatiza que a vitamina não cura a gripe, mas pode previni-la: "Ela estimula o sistema imunológico".

Comente com o Facebook:

0 comentários:

Postar um comentário

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More